notícias da OA
OA no lançamento do livro Lisboa Temas e Polémicas de Nuno Teotónio Pereira
27.04.2012
A 27 de Abril, decorreu no Palácio Galveias, em Lisboa, o lançamento do novo livro de Nuno Teotónio Pereira, Lisboa Temas e Polémicas, com edição da Câmara Municipal de Lisboa e que contou com o apoio institucional da OA. Para além do autor, estiveram presentes o Presidente e o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Dr. António Costa e Arqº Manuel Salgado.
A OA esteve representada pelo Arqº Tiago Monte Pegado que, na ocasião, leu um pequeno texto do Presidente da OA (impossibilitado de estar presente), que transcrevemos:

Meu caro amigo Nuno,

Na física impossibilidade de estar presente, por motivos de força maior, nesta sessão para o lançamento do seu livro de textos sobre Lisboa, editado pela Câmara Municipal de Lisboa, não poderia deixar de manifestar publicamente o apoio da Ordem dos Arquitectos a esta iniciativa e a satisfação por vê-la concretizada, dois anos volvidos sobre a merecida atribuição da Medalha de Mérito Municipal, Grau Ouro, pela sua cidade.
Cidade a que dedicou parte substancial da sua vida como arquitecto e como cidadão, seja em cada uma das obras que realizou, seja procurando fazer de Lisboa uma cidade mais ordenada e amável, seja ainda lutando por uma cidade e uma sociedade mais inclusivas e justas para todos, em particular para aqueles que não tinham voz.
É esta a voz que se sente nos seus escritos inconformados, sempre na primeira linha do combate por melhor habitar colectivo e por melhores condições de vida para os menos favorecidos pela vida, na certeza de que a vida deveria abrir-se a todos e a cada um, em equidade de oportunidades, de esperança e de liberdade, sem excepção. E é esta sua dimensão cívica, associada ao mais profundo sentido de civitas, que importa hoje reconhecer nas suas palavras, cujo exemplo urge nunca esquecer em cada um de nós, tanto mais quanto são hoje tão difíceis os desafios colectivos da cidade e do País.
Nesta ocasião, passados 38 anos sobre a sua libertação da Prisão de Caxias com o 25 de Abril, importa regressar aos seus escritos e ao seu exemplo, assumindo novas causas públicas sem nada esperar em troca, procurando a generosidade no querer servir e no querer fazer melhor, e, como diria Sophia, "construindo a forma justa de uma cidade humana que seja fiel à perfeição do universo".

Agradeço-lhe, amigo Nuno, as suas palavras, a sua partilha e o seu exemplo.
Muito Obrigado.

Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 13 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
TELHASCOBERT