agenda
-
Debate #2 Jornal Arquitectos / Porto (que) Sentido? Transformação urbana entre identidade e artifício
06.02.2017
18 de Fevereiro
16h
Teatro Rivoli
Porto

Porto (que) Sentido?
Transformação urbana entre identidade e artifício


O centro do Porto esteve sempre em transformação. O século XX iniciou com promessas de modernidade e extensas demolições que deram lugar à Avenida dos Aliados. O seu crepúsculo, porém, é um cenário de desertificação com o êxodo dos seus residentes e actividades para a periferia. Nos últimos anos, o centro da cidade voltou a fervilhar. É um destino turístico de eleição global e capitaliza agora o investimento na requalificação do espaço público (Porto2001) e dos meios de transporte (Metro do Porto).

Hoje, o grande desafio é o da gestão das novas lógicas de produção de cidade – condicionadas e incentivadas pelo turismo, pelos processos de gentrificação, pelo interesse dos novos “residentes” e pela própria aposta das empresas construtoras que, estancadas as obras públicas e a nova construção, se voltam para a intervenção no edificado.

O tecido habitacional existente tornou-se assim o grande foco da transformação do Porto. Este debate procura interrogar a forma como essa mudança está a ser conduzida, as suas repercussões na futura vida da cidade e o papel do arquitecto neste processo. Está a salvaguardar-se a identidade da cidade e dos seus edifícios ou apenas a recriar-se uma imagem artificiosa de património e de tradição?

Com a presença de
Francisco Rocha Antunes (Capital Urbano)
Gui Castro Felga (The Worst Tours)
Jorge da Costa e Elvira Rebelo (DRCN)
Jorge Garcia Pereira (Garcia&Albuquerque, ReUrban)
José Gigante (José Gigante Arq. PNRU 2016)
Maria Ramalho (ICOMOS-Pt)
Pedro Baganha (CM Porto)
Pedro Bismark (Revista Punkto)

Moderação
Carlos Machado e Moura
Pedro Jordão
(J-A)


Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA