notícias da OA
-
© 2016-2017 Presidência da República Portuguesa
"Cabe aos novos corpos dirigentes corresponder à boa imagem que a sociedade tem dos arquitectos"
09.02.2017



A cerimónia de tomada de posse dos novos órgãos sociais nacionais e regionais Sul, que teve lugar na Sede Nacional no passado dia 8 de Fevereiro, contou com a presença do Presidente da República, professor Marcelo Rebelo de Sousa.
Na mesa estiveram também o novo presidente do Conselho Directivo Nacional, José Manuel Pedreirinho, o presidente cessante, João Santa-Rita, e Alexandre Alves Costa, presidente da Mesa da Assembleia Geral cessante, cujas alocuções se disponibilizam em baixo.

"É decisivo que a classe dos arquitectos se abra mais à sociedade e isso é um compromisso político no sentido cívico do termo", disse Marcelo Rebelo de Sousa no seu discurso, sublinhando que tem acontecido que sectores da sociedade portuguesa se fecham em "querelas internas" e em atitudes de "casta" que considerou estéreis. (Ver discurso integral aqui)

O Presidente da República, que recebeu na semana passada em audiência representantes da OA, afirmou ter ouvido os "problemas" de ordem económica e legislativa que foram transmitidos, mostrando-se disponível para promover consensos.

Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou que "cabe aos novos corpos dirigentes corresponder à boa imagem que a sociedade tem dos arquitectos", não deixando de atender aos problemas que "legitimamente" preocupam os filiados da Ordem. O Presidente da República referiu-se aos problemas que decorrem das condições económicas que afectam a procura de trabalhos em arquitectura, "bem como a questão da concorrência de esferas entre os arquitectos e outras classes profissionais", sem especificar.



Documentos
Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
CARMO