notícias da OA
Arquitecta Paula Torgal, Presidente do Conselho Directivo Regional do Sul
© OA / Filipe Faleiro
Arquitecta Cláudia Costa Santos, Presidente do Conselho Directivo Regional do Norte
© OASRN
Direcções Regionais tomam posse
13.02.2017
"É urgente promovermos um debate sobre o mundo contemporâneo.

Constroem-se muros: muros de comunicação, muros físicos, impactantes, que não nos deixam avançar. Mas, nós, não os queremos! Saibamos ouvir tudo e todos. Saibamos reflectir sobre o que ouvimos. É a nossa responsabilidade, perante os membros e perante a sociedade", afirmou a Arquitecta Paula Torgal, durante o discurso de tomada de posse que decorreu no dia 8 de Janeiro no auditório da Sede Nacional.

Na sua intervenção, a nova presidente da Secção Regional do Sul, lembrou que "a sociedade ainda não nos reconhece como uma mais-valia. Não tenho a menor dúvida de que não temos conseguido passar a palavra. Sempre agimos individualmente. E os sucessos são individuais", referiu, deixando uma "palavra de apreço aos arquitectos que se encontram dispersos e solitários pelo país a realizarem trabalhos extraordinários junto das populações locais" bem como "os arquitectos que, por razões de sobrevivência necessitaram de emigrar. Contem connosco", concluiu.

Discurso da Presidente do Conselho Directivo Regional Sul

fonte


Uma Ordem aberta à sociedade, colocando o Arquitecto no centro das suas acções

Aconteceu no dia 10 de Fevereiro, no Auditório da sede da Secção Regional Norte, a tomada de posse dos órgãos sociais da Secção Regional do Norte, triénio 2017/2019.

A sessão contou com as intervenções do Presidente da Mesa da Assembleia Regional Norte cessante, Arquitecto Bruno Salvador, que empossou os órgãos sociais eleitos, da Presidente do Conselho Directivo Regional do Norte eleita, Arquitecta Cláudia Costa Santos, do Presidente da Mesa da Assembleia Regional Norte eleito, Arquitecto Daniel Couto e do Presidente do Conselho Directivo Nacional eleito, Arquitecto José Manuel Pedreirinho.

A Arquitecta Cláudia Costa Santos, reeleita Presidente do Conselho Directivo Regional do Norte, sublinhou que “agora é tempo de repensar e de fazer, já não é o tempo da palavra programática dos candidatos, mas o tempo da instituição Ordem dos Arquitectos” e reforçou “o compromisso de lutar por uma Ordem aberta à sociedade, colocando o Arquitecto no centro das suas acções, com a plena convicção que os próximos três anos serão diferentes, com mais desafios e mais complexos. (...) A força, a nossa força, tudo o que fazemos e tudo o que pensamos encontra o seu sentido na união de uma equipa activa que assume compromissos. O meu reconhecimento pessoal, a todos os que me acompanharam nesta jornada e que personificaram esta lista vencedora.

O Presidente da Mesa da Assembleia Regional Norte eleito, Arquitecto Daniel Couto, relembrou “a vontade expressa da maioria dos Arquitectos que em nós confiaram, assumimos a importância de devolver a Ordem dos Arquitectos, tudo fazer para aumentar a sua participação na vida activa e nos importantes desafios da Ordem, fazer desta Assembleia Regional um espaço útil de convivência democrática, sem inúteis e estéreis confrontos embelecendo antes um espaço de grande convergência, na valorização da Arquitectura e na defesa da Dignidade Profissional dos Arquitectos."

fonte



Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
Architects on business 2017