outras notícias
-
António Pedro Santos / Lusa
Presidente da República anuncia condecoração a Siza Vieira
07.04.2017
O Presidente da República anunciou ontem que vai galardoar, no dia 25 de Abril, o arquitecto Siza Vieira com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública durante o lançamento do Guia de Arquitetura Álvaro Siza Projetos Construídos Portugal.


Durante o lançamento do livro da editora A+A, na Galeria Millennium, em Lisboa, Marcelo Rebelo de Sousa revelou que "sendo uma das poucas condecorações que não recebeu [Siza Vieira] será galardoado com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública e será no dia 25 de Abril porque a democracia merece-o, Álvaro Siza merece-o e Portugal também”.

O Presidente da República ainda acrescentou, "Álvaro Siza tem sido celebrado e objecto da gratidão e reconhecimento nacional em vários momentos por diversos Presidentes da República […] é pois difícil encontrar galardão adicional a juntar aqueles que recebeu”.

"Mas há uma vertente fundamental da sua personalidade que ainda não foi devidamente assinalada e sobretudo galardoada, que é a do pedagogo. É um pedagogo. Ajudou a criar uma escola, criou discípulos, mas criou uma nova mentalidade no país, abriu caminhos através da sua formação", justificou.

Marcelo Rebelo de Sousa considerou que o arquitecto "é um professor e é um mestre, além de ser um genial criador do domínio da cultura”.

"E essa dimensão não foi galardoada, e o Presidente da República decidiu galardoá-la. Tinha apenas uma dúvida existencial: se deveria entregar as insígnias hoje - o que seria mais heterodoxo - ou se deveria guardar para uma ocasião mais icónica”.

Esteve também presente no lançamento o ministro da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes, que destacou que a "arquitectura constitui um dos grandes factores de atractividade de Portugal", considerando que "todos estamos muito gratos a Siza Vieira".

O Guia de Arquitetura Álvaro Siza Projetos Construídos Portugal oferece um roteiro das obras construídas no país, seleccionadas pelo próprio arquitecto, apresentadas em fichas informativas com textos de Marta Sequeira e, sobre os desenhos e fotografias de época, fotografias contemporâneas das obras da autoria de Nuno Cera.

As imagens de Nuno Cera constituem a exposição "A Pressão da Luz - Álvaro Siza por Nuno Cera" que pode ser vista na Galeria Millennium (Rua Augusta 96 - de segunda a sábado, entre as 10 e as 18h, entrada livre) até 26 Maio.


Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
CARMO