agenda
-
Fórum/Conferência "Desafios da Gestão Ativa da Procura de Energia: Eficiência e Resposta"
12.04.2017
20 e 21 de Abril
O cumprimento dos acordos internacionais na área do ambiente e da sustentabilidade, e a crescente utilização de fontes de energia renovável levantam enormes desafios. Essas fontes renováveis são intermitentes, o que pode provocar custos elevados transferidos para a economia como um todo. A Conferência GAPEER'17 – Gestão Ativa da Procura de Energia: Eficiência e Resposta – na Universidade da Beira Interior, dias 20 e 21 de Abril, tem como objectivos promover o debate conjunto entre academia, cientistas e profissionais sobre formas e estratégias de sincronização de consumo e produção de eletricidade.

Pretende-se também debater formas de dar poder ao consumidor (empowering consumers), bem como inspirar políticas públicas, com qualidade, focadas na actuação do lado da procura, dado que elas têm estado dominantemente focadas na oferta de energia.

A dimensão multissectorial da procura de energia motivam o alinhamento de seis painéis de debate, em mesa redonda, a saber: Mobilidade Elétrica, Smart Metering, Valorização da Procura e Tarifas, Geração e Autoconsumo, Home Appliances e Construção Sustentável.

O GAPEER trará à academia e cidade oradores e instituições de reconhecido prestígio que farão deste um momento empolgante de debate, tais como: Carlos Almeida, Diretor-Geral de Energia e Geologia; João Branco, presidente da QUERCUS, Carlos Costa Pina, Administrador da GALP, Nuno Ribeiro da Silva, presidente da ENDESA, Jorge Vasconcelos, presidente da APEEN; Francisco Ferreira, presidente da ZERO; ou Ana Cristina Tapadinhas, Diretora geral da DECO.

A vertente da responsabilidade social/solidariedade não foi esquecida pelo que no dia 20 de Abril, às 20h, terá lugar um jantar solidário em prol do Projecto “Coração na Guiné”, da Associação Coração Sem Fronteiras, que está, neste momento, focado no aproveitamento de energias renováveis para a melhoria das condições de vida de uma comunidade na Guiné Bissau.

Organizado pelo Departamento de Gestão e Economia, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Núcleo de Estudos em Ciências Empresariais da Universidade da Beira Interior em parceria com a Associação Portuguesa de Economia da Energia, o Fórum/Conferência “Desafios da Gestão Ativa da Procura de Energia: Eficiência e Resposta” – GAPEER’17 tem a coordenação geral de António Cardoso Marques, docente e investigador do Departamento de Gestão e Economia da UBI. O evento pode ser acompanhado em www.gapeer17.ubi.pt e em www.facebook.com/gapeer17ubi


Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
CARMO