notícias da OA
-
-
-
A Arquitectura e o Ordenamento do Território fora dos Perímetros Urbanos
17.10.2017
A Ordem dos Arquitectos organizou no passado dia 13 de Outubro, no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha em Coimbra, um seminário sob o tema “A Arquitectura e o Ordenamento do Território fora dos Perímetros Urbanos”, no contexto da proposta de alteração actualmente em curso ao Programa Nacional da Política de Ordenamento do Território (PNPOT).

Este evento contou com o apoio da Direcção Geral do Território, que coordena este Programa, da Associação dos Urbanistas Portugueses e da Fundação Serra Henriques, para além do Núcleo de Arquitectos de Coimbra, da Secção Regional Norte da OA e da Direcção Regional de Cultura do Centro, a quem se deve um agradecimento especial pela cedência do auditório do centro de interpretação do Mosteiro.

O seminário foi estruturado em 3 mesas de apresentações e debate. Após a abertura do Arqt.º José Manuel Pedreirinho, Presidente da OA, e da Dra. Fernanda do Carmo, Directora Geral do Território, decorreram as intervenções da Prof.ª Fernanda Paula Oliveira, com o enquadramento legal do tema, do Prof. Sidónio Pardal, que incidiu nos problemas de classificação do solo, e do Arqt.º Nuno Melo, que apresentou a obra premiada dos passadiços do Paiva, como exemplo de arquitectura no espaço exterior aos perímetros urbanos, antecedendo o debate moderado pela Arqt.ª Cláudia Costa Santos, Presidente da SRN-OA.

Da parte da tarde, seguiram-se as apresentações da Arqt.ª Ana Queiroz do Vale, sobre a revisão do Plano Director Municipal de Sintra, do Eng.º Pedro Bingre, no âmbito da gestão dos espaços florestais, e do Prof. Jorge Cancela, que se referiu à relevância da paisagem, também enquanto Presidente da Associação Portuguesa dos Arquitectos Paisagistas. O público interessado voltou a animar um debate sobre os diferentes temas apresentados, neste caso com a moderação do Prof. Jorge Carvalho.

A terceira mesa, de encerramento do seminário, foi moderada pelo Arqt.º Rui Florentino, Vogal do CDN da OA, contando primeiro com a intervenção da Prof.ª Teresa Sá Marques, responsável pela coordenação técnica da proposta de alteração do PNPOT, que fez um ponto de situação do trabalho, também com uma participação activa de perguntas e respostas, às quais se seguiu a conclusão, primeiro com o Arqt.º Luís Pedro Cerqueira, Presidente da Associação dos Urbanistas Portugueses, e posteriormente com a Dra. Célia Ramos, Secretária de Estado do Ordenamento do Território e Conservação da Natureza.



Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
TERÇAS TÉCNICAS