tsf / exercício de arquitectura
-
Debate Mensal Sustentabilidade: Economia Circular
24.11.2017
Ouvir aqui.

Os arquitectos Bruno Marques, Manuel Correia Guedes e Vasco Rato, conversam sobre Sustentabilidade: Economia Circular, tema do Debate de Novembro do programa Exercício de Arquitectura.

Exercício de Arquitectura é um programa semanal de informação e esclarecimento da prática da arquitectura, com exemplos práticos e resposta a dúvidas dos ouvintes. Mensalmente, também um programa de reflexão e debate, agenda, sugestões e programação de arquitectura.

Exercício de Arquitectura é uma parceria TSF e Ordem dos Arquitectos, para ouvir na antena da TSF todas as quartas-feira às 7h50, repete às 17h50; com debate mensal na última sexta-feira de cada mês, às 15h com repetição às 22h.


____

Bruno Gomes Marques é investigador de Pós-doc no Construct - FEUP - Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e Professor na Faculdade de Arquitectura e Artes da Universidade Lusiada do Porto, Licenciado em Arquitectura pela Universidade Lusiada do Porto em 1996, mestrado em Planeamento e Projecto do Ambiente Urbano da FAUP - Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto em 2001, doutorado em Arquitectura e Planeamento Urbano Pela Universidade de Valladolid , Espanha em 2010 e Doutorado em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto em 2011, Tem experiência académica e profissional nas áreas da Arquitectura e reabilitação de edifícios, das tecnologias de construção e da eficiência energética em edifícios sobretudo com recurso a sistemas passivos e semi-passivos com recurso à Domótica como complemento à acção humana na gestão destes sistemas. Desenvolve atualmente atividades de ensino e de investigação relacionadas com a sustentabilidade, Desenho Urbano e Arquitectura bioclimática com aplicação de materiais em terra (adobe, Taipa e BTC), Num campo de acção e intervenção que vai desde o clima desértico de Africa ao clima Polar da Antártica.

Manuel Correia Guedes, arquitecto Doutorado (Univ. Cambridge), Professor Associado no Instituto Superior Técnico (IST). Ex-Coordenador Principal do Centro de Pesquisa Arquitectónica do Instituto Superior Técnico (ICIST-n6) e ex-Director do Curso de Arquitectura Especialista em Arquitectura Sustentável e Design Urbano, é responsável pelas disciplinas de Design Ambiental e Arquitectura Sustentável no Mestrado e Ph.D. cursos. Investigador em projectos nacionais e internacionais, Coordenador da E.U. projectos de cooperação com África e Ásia.

Vasco Moreira Rato é director de Sustentabilidade no ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, sendo também membro do Conselho Geral, Subdirector da Escola de Tecnologias e Arquitectura, Professor Auxiliar no Departamento de Arquitectura e Urbanismo e investigador no ISTAR-IUL e no VitruviusFabLab-IUL. Licenciado em Arquitectura, mestrado em construção (IST/UTL) e doutorado pela UNL em Engenharia Civil (especialidade de Reabilitação do Património Edificado). Tem experiência profissional académica e empresarial nas áreas dos materiais para Arquitectura e reabilitação de edifícios, da gestão de projeto, das tecnologias de construção e da eficiência energética em edifícios. Desenvolve atualmente atividades de ensino e de investigação relacionadas com a sustentabilidade, a eficiência energética e os materiais em Arquitectura.


Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
CARMO