agenda
-
OA na 1ª Conferência Económica do Mercado CPLP
10.05.2018
A Ordem dos Arquitectos participa na 1.ª Conferência Económica do Mercado CPLP, que decorre nos dias 9 e 10 de Maio, em Maputo, Moçambique. Daniel Fortuna do Couto, Vice-presidente da Ordem dos Arquitectos participa no painel "Mobilidade e Reconhecimento das Profissões dentro da CPLP".

Organizada pela Confederação Empresarial da CPLP (CE-CPLP), a conferência conta com o apoio institucional da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e, pela primeira vez, irá abordar a caracterização do mercado e a criação de grupos de trabalho para o desenvolvimento dos seguintes temas: Mobilidade, abordando a questão dos vistos; Reconhecimento e mobilidade profissional, envolvendo as Ordens Profissionais dos vários países; Harmonização das Relações Fiscais entre Países; Constituições de Empresas de Capital Estrangeiro; Centro de Arbitragem, Conciliação e Mediação da CPLP e ainda Manual de Ética e de Compliance das Empresas e Energia na CPLP.

O Vice-presidente procurou explicitar o carácter universal da arquitectura e a situação transnacional que já se vive hoje entre os países de língua portuguesa no âmbito do Conselho Internacional dos Arquitectos do Língua Portuguesa (CIALP). Referiu a importância dos currículos académicos diversos e de denominadores comuns no âmbito da verificação deontológica entre outras.

O painel contou ainda com a participação dos bastonários de várias Ordens, portuguesas e moçambicanas da qual resultou a verificação da necessidade de operacionalizar procedimentos concertados na conferência.


Subscrever E-Newsletter



 

TSF

JA

mais

 

OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA