agenda
-
Exposição ALA MODERNA
25.05.2018
4.06 a 3.07
Sede Nacional da Ordem dos Arquitectos
Horário: de 2ª a 6ª, das 10h às 18h

Apresentamos uma obra de um dos arquitectos mais relevantes para a afirmação do período moderno da arquitectura portuguesa, sendo no entanto, ainda relativamente pouco conhecida.

É um bom encontro, a presença de uma obra de autoria extraordinária e o interesse da Instituição (Colégio Bom Sucesso / FOSRDI*) em divulgá-la e prestigiá-la, dando-a a conhecer a um público mais alargado, em linha com outras acções de salvaguarda e divulgação do seu património como a recente conferência ‘Locutório 1’** que perspectivou a dimensão museológica do conjunto. Feita a obra são as instituições e o seu uso que lhe dão ou não a vida.

Esta apresentação decorre assim de um trabalho conjunto transversal à comunidade escolar, desde a dimensão artesanal na execução (carpinteiros, costureiras, etc.) à dimensão arquivística na investigação e preparação dos documentos históricos, passando pela académica com particular destaque no envolvimento dos professores e alunos na execução da maqueta.

Foram assim convocados os saberes e competências da Escola com o propósito de conferir ao património um significado e uma interpretação contemporânea.

No decorrer do trabalho de aprofundamento do conhecimento do conjunto monumental do Bom Sucesso, para podermos desenvolver abordagens de projecto mais fundamentadas e integradas no conjunto, verificámos sempre um grande interesse e responsabilidade no planeamento das diversas campanhas de obras sendo o caso particular do COLÉGIO INGLÊS – moderno, um exemplo.

Paralelamente verifica-se também a percepção de que existe uma insuficiente informação e transmissão do grande e diverso universo técnico e cultural deste conjunto.

Impunha-se a promoção de mais investigação, pedagogia, divulgação e interação com este extraordinário património histórico de memórias e vivências.
Partindo do legado indelével da comunidade dominicana, procuramos projectar esta obra quer no contexto do Convento quer na Cidade de Lisboa e em particular as suas grandes transformações nomeadamente a margem do rio Tejo na qual o Convento se integra, daí também evocar e evidenciar a obra do autor focada na Cidade.

O Convento é uma cidade incubadora onde habita e fervilha diariamente um Colégio que traz a vida da Cidade e a devolve com mais valor.

A arquitectura é aqui um suporte, uma ordem funcional e organizativa, e uma alavanca que confere maior dimensão, dinamismo e simbolismo a esta vivência tão fecunda, antiga e duradoura.

É em síntese da conservação e documentação*** de um espólio que se trata nesta exposição, apresentando os valores de memória e experiência que fazem parte da vida, evidenciando aqui particularmente os valores e a ideologia da modernidade.

Pretende-se focar a relação da obra com a cidade, a relatividade do tempo na construção e vida de um convento, de uma comunidade ou de uma cidade, para notar a importância relativa desta obra da ‘Ala Moderna’ como um episódio na vida secular deste conjunto.

É essa obra na cidade de Lisboa e a relação da cidade com o conjunto do Convento do Bom Sucesso que queremos também aqui invocar, como obra colectiva, determinada por impulsos políticos, sociais, culturais etc, evidenciando esse valor patrimonial hoje integrado na vivência quotidiana da cidade e no seu imaginário coletivo.

Manuel Lapão
ARQUIPÉLAGO / FORSDI



*Fundação Obra Social Religiosas Irlandesas
**dirigida pela Profª Sofia Rodrigues ‘O Convento do Bom Sucesso (1639-2016), situado em Lisboa, Belém, concluiu o seu tempo como habitação de uma comunidade de religiosas dominicanas irlandesas […] «Locutório 1: moradas em diálogo», situa-se neste contexto de transformação e inicia um novo entendimento sobre o local, feito da sua memória, mas também do que poderá ser um discurso curatorial, articulado com o novo sentido que o convento quer assumir, através de conversas que ao lançarem questões em diversos sentidos, sigam linhas de reflexão do projeto expositivo.’
***Em linha com o propósito do DoCoMoMo (organização internacional para a DOcumentação e COnservação de edifícios, lugares e bairros do MOvimento MOderno)


Subscrever E-Newsletter



 

TSF

JA

mais

 

TERÇAS TÉCNICAS
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA