agenda
-
OPEN CALL ARQUITETURAS 2019 - HUMAN NATURE
06.11.2018
O ARQUITETURAS Film Festival volta em Junho de 2019 num novo espaço, o cinema São Jorge e com novas actividades que abrem discussão sobre o quotidiano em que vivemos através da exibicão de filmes, conferências, masterclasses, workshops e visitas guiadas. As inscrições estão abertas para filmes e apresentações de trabalhos académicos até 15 de Dezembro. A secção competitiva integra 4 prémios – Experimental, Documentário, Ficção e Novos Talentos, ressaltando-se nesta edição um novo prémio para melhor trabalho académico sobre a relação entre cinema e arquitectura.

O tema escolhido para representar esta sétima edição é Human Nature.

O espaço em que nos encontramos - fisicamente, conceptualmente, até mesmo ontologicamente – está a torna-se cada vez mais instável. O mesmo vale para as actuais atmosferas políticas, científicas e planetárias. As histórias da “civilização” e da “natureza” cruzam-se, mas como podemos persistir perante as grandes transformações às quais assistimos diariamente? Os agentes do pensamento crítico que alinham a política com questões de planejamento, organização, desenho do espaço físico e criação de ambientes revelam-se, nesta conjuntura, como actores principais.

Embora a arquitectura tenha um lugar reconhecido dentro de amplos sistemas sociopolíticos e culturais, até recentemente não se reconhecia como parte da geologia da Terra, apesar de ser um forte agente geológico, desenterrando, mobilizando, transformando e transportando materiais da terra, água, ar e energia de formas inimagináveis.

Na sétima edição do festival internacional de cinema ARQUITETURAS vamos investigar e discutir as transformações que têm sido accionadas por factores humanos e naturais apresentando filmes que retratam o estado actual da natureza humana: o renascimento do paradigma colectivista, as abordagens crescentes de sustentabilidade, a expansão do território interior, os ambientes carcerários e crise de refugiados, design e racismo na esfera colonialista, as problemáticas de género, economia circular e os avanços da ciência (VR / AR / AI) são alguns dos temas que esperamos identificar nos filmes da Open Call. A curadoria será da directora artistica Sofia Mourato e do arquitecto e curador André Costa em conjunto com o comité de selecção.

Toda a informação.




Subscrever E-Newsletter



 

TSF

JA

mais

 

OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA