agenda
-
23º Aniversário Livraria A+A
07.12.2018
A Livraria A+A celebra no próximo dia 12 de Dezembro de 2018, 4ª feira, o seu 23º aniversário. Livraria especializada em arquitectura, a primeira em Portugal, eleita já como uma das dez melhores livrarias de arquitectura do mundo, mantém desde o seu dia 01 uma selecção elaborada de livros e um atendimento personalizado envolvidos num espaço intimista, concebido pelos Arquitectos Manuel Graça Dias e Egas José Vieira. A Livraria A+A resiste ainda, como pequena livraria independente, graças à paixão de quem a dirige, à perseverança na manutenção da qualidade da oferta, tendo expandido nestes últimos anos as suas áreas de atuação (livraria online – www.livrariaamaisa.pt; editora A+A Books (livros bilingues) cujo projeto visa a internacionalização da arquitectura e dos arquitectos portugueses)

Neste seu 23º aniversário a Livraria A+A irá apresentar a 3ª edição (revista e aumentada) do Guia de Arquitetura Álvaro Siza – Projectos Construídos em Portugal, editado pela A+A Books que faz parte da Coleção Guias de Arquitectos, na qual consta também o Guia de Arquitectura Eduardo Souto de Moura - Projectos Construídos em Portugal. Em Fevereiro de 2019 será lançado o Guia de Arquitectura João Luís Carrilho da Graça – Projetos Construídos em Portugal. Para além disso será ainda apresentado o projecto Janela em Construção e será exibido o filme A construção da Villa Além.


Janela em Construção

Janela em construção é um projecto da Livraria A+A que "empresta", com uma rotatividade de dois meses, as suas duas janelas a intervenções de arquitectos. Situada na sede da Ordem dos Arquitectos, antigo edifício dos Banhos de São Paulo, a Livraria A+A ocupa um espaço que em si tem já um longo historial de reutilizações e onde a flexibilidade da arquitectura tem sido evidente. É sobre esta flexibilidade que nos fala este projecto das janelas. Viradas à rua, transformadas ao longo do tempo, apesar do arquétipo que se mantém, as janelas como elemento fundamental da arquitectura fazem na livraria também a vez de montras e estabelecem a relação interior/exterior que lhes é inerente. Contudo, adquirem um novo valor enquanto nicho de publicidade onde se expõe Arquitectura - nos livros que falam sobre ela própria. Esta versatilidade da arquitetura, disciplina por vezes considerada apenas como construção material, é explorada no projecto das janelas a partir de outras capacidades: a da construção mental que sugere o livro e ainda a de pequenas intervenções que, sendo efémeras, complementam um espaço, seja ele público ou privado.

#01 “Martha: Truth or illusion, George; you don’t know the difference.

George: No, but we must carry on as though we did.

Martha: Amen”

atelier de arquitetura Abecasis


Exibição do filme: A Construção da Villa Além

Às 21HOO a Livraria A+A termina a celebração com a projecção do filme “A Construção da Villa Além” no auditório da Ordem dos Arquitectos, entrada livre.

A Construção da Villa Além, é um filme com quatro realizadores, três deles arquitetos, os quais filmam a construção da casa do arquiteto suíço Valerio Olgiati no Alentejo, do terreno em bruto ao edifício habitado, percorrendo todos os passos intermédios.

A seguir à projecção do filme, três dos realizadores (Ana Resende, Miguel C. Tavares e Tiago Costa) irão falar “à volta” desta experiência cinematográfica.



Subscrever E-Newsletter



 

TSF

JA

Newsletter JA

mais

 

AGENDA OA
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA