outros prémios internacionais
-
I.M. Pei recebe prémio de carreira
20.06.2014
Este ano, a União Internacional de Arquitectos (UIA) irá atribuir a Medalha de Ouro ao arquitecto americano de naturalidade chinesa, Ieoh Ming Pei.

Na atribuição do mais prestigiado dos prémios UIA para o arquitecto e professor Pei, a UIA reconhece assim um arquitecto cuja "vida e obra abrange a história da arquitectura moderna em cinco continentes ao longo de mais de sessenta anos. A UIA assim honra seu estilo único, o seu rigor intemporal e sua conexão espiritual com a história, o tempo e o espaço."

Ieoh Ming Pei nasceu em Cantão, China, em 1917. Chegou aos Estados Unidos em 1935 e estudou arquitectura no Instituto de Tecnologia de Massachusetts, onde completou o grau de Bachelor of Architecture, em 1940. Depois frequentou a Universidade Walter Gropius em Harvard onde concluiu um Mestrado em Arquitectura em 1946. Em 1954 adquiriu cidadania americana e em 1955 fundou a sua própria firma com dois sócios, Eason Leonard e Henry Cobb.

A Biblioteca John Fitzgerald Kennedy em Boston, a Galeria Oriental da National Gallery of Art em Washington e a torre do Bank of China em Hong Kong, marcaram o início de uma longa carreira pontuada por edifícios de prestígio, nos Estados Unidos e nas grandes capitais do mundo.

Dezenas de estruturas emblemáticas têm a sua assinatura, entre as quais a extensão do Museu do Louvre, em Paris, com a sua famosa pirâmide de vidro situada no coração do conjunto ilustre histórico (1989), o Museu de Arte Johnson em Nova Iorque (1973) e o Museu de Arte Islâmica em Doha, Qatar (2008).

Ieoh Ming Pei tem recebido os mais prestigiosos prémios que podem ser concedidos a um arquitecto, nomeadamente a Medalha de Ouro do Instituto Americano de Arquitectos (AIA) e do Royal Institute of British Architects (RIBA). A 6 de Agosto de 2014, receberá a Medalha de Ouro da UIA numa cerimónia organizada em conjunto com o Congresso Mundial de Arquitectura UIA, em Durban, África do Sul.

A Medalha de Ouro da UIA é a distinção mais prestigiada atribuída a um arquitecto, por arquitectos, seleccionados entre candidatos recomendados por associações profissionais de todo o mundo. Este procedimento verdadeiramente internacional exemplifica os valores da UIA: profissionalismo, diversidade cultural e independência. É livre de todas as formas de discriminação, interesse especial ou partidarismo. O júri é composto pelos membros da Mesa da UIA. O júri para 2014 reuniu-se em Melbourne, na Austrália a 5 de Maio de 2014, e incluía: Albert Dubler, presidente, Louise Cox, ex-presidente, Michel Barmaki, secretário-geral, Patricia Emmett, tesoureiro e os vice-presidentes Antonio Raffaele Riverso, Deniz Incedayi, Thomas Vonier, Mohamed Ali e Esa Hayder.

Saiba mais em: www.uia-architectes.org


Subscrever E-Newsletter



 

TSF

JA

mais

 

VAILLANT C
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA