agenda
-
EUROPAN 12
28.05.2013
Participe até 28 de Junho
A partir de agora no website www.europan-europe.eu, pode visualizar um ficheiro sintético sobre cada sítio a concurso, texto do tema, constituição do júri em cada país e regulamento e calendário do concurso, entre outros.
Portugal participa com dois sítios. Eis um resumo de cada um deles:



PORTO BRANDÃO – ALMADA

REPRESENTANTE DA EQUIPA: Obrigatoriamente arquitecto ou urbanista
ÁREA ESTRATÉGICA: 117 hectares
ÁREA DE PROJECTO: 8 hectares
COMPROMISSO ENCOMENDA SUBSEQUENTE AO CONCURSO: Projecto urbano
PORTO BRANDÃO está no fundo de um vale que a partir de um planalto onde se situa uma Universidade, se abre junto ao rio. Foi uma vila ligada às actividades do rio, aberta à praia através de um grande largo que nos finais dos anos 40, foi preenchido por casas que lhe retiraram a grande enseada. Entre os edifícios com maior significado está a igreja e junto ao rio a antiga fábrica de conservas de peixe.
O carácter pitoresco deste local, é dado pela sua tradição piscatória artesanal, pela fama dos seus restaurantes e por se localizarem, na encosta poente, dois edifícios singulares, o Lazareto (um asilo hospitalar) e a Torre Velha (uma antiga fortificação da defesa marítima de Lisboa).
Muito condicionado não só pela morfologia, entre duas vertentes acidentadas (uma delas com casas de génese ilegal), mas sobretudo pela ocupação industrial (combustíveis petrolíferos) que limita a vivência do espaço e da sua relação com o rio e a paisagem de Lisboa.

Poderão promover-se novas ligações através da estimulação da mobilidade suave e melhoria de constrangimentos topográficos, melhorando percursos de lazer ou ligações rápidas funcionais, nomeadamente a partir da margem do rio para a Universidade e para equipamentos existentes de transporte urbano.
São objectivos programáticos, entre outros:
1. Ligações interiores: a Universidade deve dinamizar a ocupação do território de maior intensidade com funções urbanas (residência, lazer, trabalho)
2. Unir fragmentos urbanos do “bairro”, promover a diversidade potencial de atividades
3. Um “Centro” na frente de rio

2 visitas organizadas
1ª visita:  24 de Abril de 2013 às 10:30h.
2ª visita: 24 de Maio de 2013 às 14:30h.
Ponto de encontro para ambas as visitas: Terminal fluvial de Porto Brandão (à porta de saída, do lado terra).
Responsável que acompanha ambas as visitas: Arquitecto Paulo Pardelha



VILA VIÇOSA

REPRESENTANTE DA EQUIPA: Obrigatoriamente arquitecto, arquitecto paisagista ou urbanista
ÁREA ESTRATÉGICA: 80 hectares
ÁREA DE PROJECTO: 6 hectares
COMPROMISSO ENCOMENDA SUBSEQUENTE AO CONCURSO: Projecto urbano
O local do Europan situa-se na entrada sul da Vila, anteriormente polarizada pelo Caminho-de-Ferro e pela localização das indústrias ligadas ao mármore.

Para assegurar a continuidade de um desenho urbano de grande valia histórica, no contexto do Plano Estratégico, há que introduzir novos conceitos urbanos, focados na necessidade de encontrar alternativas substitutivas dos antigos espaços públicos de grande escala, para novos tipos de eventos, adaptados a uma forte atractividade na conquista de mercados na escala local regional, nacional e internacional.
São objectivos programáticos:
a) Na área de projecto - A configuração de uma nova ’entrada’ da vila – com a regeneração de áreas desactivadas na envolvente, com um efeito de visualidade e imagem positiva;
- Proporcionando uma nova área expositiva e social, atractiva para a instalação de novos usos e funções (centro tecnológico, de investigação e de exposições), de apoio a vertentes da exploração dos mármores (tecnologia, design, marketing, comercio).
b) Na área estratégica - A promoção de um novo destino turístico (empresarial, religioso, eco-cultural), conjugando temas de cultura e natureza com novos tipos de infra-estruturas hoteleiras;
- A convivência com espaços de transição/integração com o universo rural numa paisagem cultural adaptável a novas actividades e estilos de vida;
- A mobilidade, demonstrando a viabilidade no estimulo a novas alternativas ao uso do automóvel no interior da vila (retorno de investimento em novas práticas de urbanidade).

2 visitas organizadas
1ª visita:  17 de Abril de 2013 às 10:30h.
2ª visita: 15 de Maio de 2013 às 15:00h.
Ponto de encontro para ambas as visitas: Hall de entrada do edifício dos Paços do Concelho, sito na Praça da República, em Vila Viçosa.
Responsável que acompanha ambas as visitas: Arquitecto Manuel Lapão



Informação em português sobre os sítios nacionais também em www.europanportugal.pt


Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
HOMEING