instrumentos de gestão
Relatório e Contas 2009
18.06.2010
O Relatório e Contas de 2009 foi aprovado em Assembleia Geral Extraordinária no dia 9 de Junho de 2010.
Após 5 anos de resultados líquidos negativos, as Contas 2009 da OA apresentam resultado líquido tangencialmente positivo em 46 348 euros. Registe-se que em 2007 o resultado líquido foi negativo em 450 554 euros, melhorando em 2008 para um resultado líquido ainda negativo de 49 190 euros.
O ano de 2009 constituiu o primeiro ano do triénio do corrente mandato abrangido na sua totalidade pelo regular funcionamento dos órgãos sociais nacionais da Ordem dos Arquitectos (OA). Já que, recorde-se, os mesmos apenas tomaram posse no dia 17 de Março de 2008.
Sendo o ano de 2009 o ano charneira do mandato, vieram ainda a concentrar-se no respectivo exercício boa parte das iniciativas e projectos inscritos no programa sufragado pelos membros da OA, com particular incidência nos campos do exercício da profissão e da organização interna. A que se associou a realização do 12ª Congresso dos Arquitectos Portugueses.
Estas circunstâncias concorreram para que no exercício de 2009 ocorresse uma alteração significativa do enquadramento da actividade da OA face ao ano anterior, e em especial da dos seus órgãos nacionais, dada a sua diversa duração e intensidade, e com reflexo nas suas consequências económicas e financeiras.
Os objectivos de gestão para 2009 centraram-se na criação de condições para regular actividade dos órgãos nacionais da OA e a realização das iniciativas programadas, assim como na total reformulação da infra-estrutura e organização dos seus mecanismos gestão financeira, sem comprometer o esforço de estabilização da tesouraria iniciado no ano anterior.
A reformulação dos instrumentos de gestão gerou fortes constrangimentos à regular execução dos instrumentos de gestão da OA, levando a que o exercício de 2009 viesse a realizar-se sob o regime de duodécimos.

Documentos
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA