FEPA
FÓRUM EUROPEU PARA AS POLÍTICAS DE ARQUITECTURA
FEPA . Fórum Europeu para as Políticas de Arquitectura
O Fórum Europeu para as Políticas de Arquitectura (FEPA) é uma rede informal de especialistas na área das políticas europeias de arquitectura.

O FEPA envolve os Governos, Instituições Culturais (Património e Criação) e Instituições Profissionais de todos os países membros da União Europeia, bem como de outros países europeus. O seu principal objectivo é o de encorajar a troca de ideias e experiências no âmbito da promoção de políticas de arquitectura que advoguem a qualidade edificada, urbana e paisagística, bem como, em termos gerais, a qualidade do ambiente construído na Europa e nos respectivos países.

A origem do FEPA remonta a 1998, por ocasião da reunião de Roterdão no âmbito da Presidência Holandesa da União Europeia. Um ano depois, a Presidência Finlandesa, em cooperação com a França, tomou a iniciativa de propor um Fórum durante o Conselho dos Ministros da Cultura, formalizado como Fórum Europeu para as Políticas de Arquitectura no ano 2000, em Paris.

Nesta primeira reunião foi aprovada a Resolução sobre a Qualidade Arquitectónica em Ambientes Urbanos e Rurais na Europa, adoptada pelo Conselho de Ministros Europeu em 12 de Fevereiro de 2001 (2001/C73/04). Desde então, as sucessivas Presidências têm contribuído para o desenvolvimento do Fórum e os seus membros reúnem habitualmente duas vezes por ano no país que detém a Presidência da União.

A Ordem dos Arquitectos participa activa e regularmente nas reuniões do FEPA. O Arqº Jorge Bonito Santos, vogal do Conselho Directivo Nacional com o Pelouro da Arquitectura é actualmente membro do National Board for Architecture and Practices.

Para saber mais sobre o Fórum Europeu para as Políticas de Arquitectura clique aqui.
Para informações sobre as Políticas de Arquitectura na União Europeia, clique aqui.
Para informações sobre as sucessivas edições do FEPA, clique aqui.

OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA