jornal arquitectos
Design: Pedro Falcão
© Daniel Malhão
Política
21.11.2008
É comum associar a arquitectura a um acto de posicionamento político. Trata-se de uma associação tão conceptualmente intrínseca às duas actividades como o é, na cultura ocidental, a política em relação à vida na Polis. Unanimemente indissociáveis, a arquitectura e a acção política foram conhecendo estados de relação de intensidade variável. Hoje em Portugal, talvez pela primeira vez desde a Revolução de Abril, esta associação é discutida de um modo que transcende em muito a escolha ou eleição partidária: aspira a um outro grau de compromisso com os temas da vida pública e a sua extensão à cidade e ao território.
Não deixa de ser um paradoxo que, quando a arquitectura, a arte e outras disciplinas do pensamento contemporâneo se orientam para um desejo político de operatividade real, os cidadãos se coibam se expressar através do voto o seu desejo para a eleição dos elementos de governação. A intensidade do pensamento político, associado a uma consciência da necessidade de transformação, coincide com a demonstração de um desinteresse dos cidadãos nas eleições livres dos sistemas democráticos. A abstenção aumenta exponencialmente, mas em simultâneo os temas da vida quotidiana e da cidadania ganham progressivamente expressão global.

Alguns destes temas em torno da cidadania são directamente monitorizados pela arquitectura. Mesmo os que encontram grande resistência face a uma sedimentação das opiniões e das posturas resultantes de manipulação da informação. Sabemos pela experiência do passado recente que muitos destes temas, tratados pela arquitectura, se transformarão em evidências num futuro muito próximo. Neste JA abordam-se alguns desses temas que implicam reflexões sobre a acção política, as suas aspirações e também erros e limitações. Face à incerteza do presente, à impossibilidade das grandes narrativas de acção holística sobre a realidade, fica o repto: toda a arquitectura é política.
Subscrever E-Newsletter



 

TSF

JA

Newsletter JA

mais

 

OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA