Fotomontagem
NOVO MUSEU DOS COCHES
16.07.2008
O novo museu será "um grande lugar público" para redescobrir Belém. As obras deverão arrancar em Setembro no local das ex-Oficinas Gerais do Exército.
O novo Museu Nacional dos Coches terá cerca de 12 mil metros quadrados, 14 metros de altura, uma geometria algo abstracta e paredes essencialmente brancas.

O projecto, considerado a âncora da reabilitação da zona de Belém, foi apresentado no passado dia 9, na presença de vários membros do Governo, pelo seu autor Paulo Mendes da Rocha, um dos mais prestigiados arquitectos da actualidade (Prémio Pritzker em 2006).

Segundo Ricardo Bak Gordon, o arquitecto português interlocutor de Mendes da Rocha, o museu, que será construído na zona das ex-Oficinas Gerais do Material do Exército, em Belém, será, na verdade, muito mais do que um espaço de exposição. "Entende o património dos coches como um tesouro e é a caixa para guardar esse tesouro", explica, mas é também "um grande lugar público" que se pretende assumir como ponto de partida "para a descoberta do rio e de uma área de grande monumentalidade".

Haverá "dois corpos, um edifício de exposições e um anexo", e uma passagem aérea que ligará o edifício ao rio, passando por cima da Avenida da Índia e da linha de comboio.
Portal dos Arquitectos

Secção Regional Norte

Secção Regional Centro

Secção Regional Lisboa e Vale do Tejo

Secção Regional Alentejo

Secção Regional Algarve

Secção Regional Madeira

Secção Regional Açores


CAU

COB

CPA


Newsletter Arquitectos

Habitar Portugal

Terças Técnicas

Jornal Arquitectos

CEPA

Change Matters


Siga-nos no facebook
Siga-nos no Instagram
Siga-nos no YouTube

Contactos
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA