Manifesto do Arquitecto João Correia Rebelo
Obras do arquitecto João Correia Rebelo com proposta de classificação
07.01.2007
A casa Almeida Lima, na Rua direita da Ribeira Grande, é uma das propostas para classificação. No entanto, apesar do Instituto Açoriano de Cultura o defender, a Ordem dos Arquitectos nos Açores é contra. Em relação ao Colégio de S. Francisco Xavier, a Ordem defende a sua classificação apenas como de Interesse Concelhio...
Algumas das obras realizadas pelo arquitecto micaelense João Correia Rebelo poderão vir a ser classificadas de Interesse Público pela Assembleia Regional. A proposta dos deputados do PS foi aprovada pela Comissão dos Assuntos Sociais na semana passada.
De acordo com o texto da iniciativa, a Estalagem da Serreta, considerada como a sua obra mais emblemática nos Açores, deverá ser classificada sem grandes delongas, permanecendo algumas dúvidas em relação a outras construções.
A casa Almeida Lima, na Rua direita da Ribeira Grande, é uma das propostas para classificação. No entanto, apesar do Instituto Açoriano de Cultura o defender, a Ordem dos Arquitectos nos Açores é contra. Em relação ao Colégio de S. Francisco Xavier, a Ordem defende a sua classificação apenas como de Interesse Concelhio.
Da proposta inicial constam outros imóveis, que no entanto não parecem recolher unanimidade: conjunto residencial Dr. Silveira Rosa, casa Silva Fraga e Central Térmica do Caminho da Levada, em Ponta Delgada, um abrigo agrícola no Monte Escuro (S. Miguel) e o edifício dos CTT em Vila do Porto.
A Ordem dos Arquitectos estima mesmo que deverá ser utilizado algum cuidado para não "vulgarizar aquele estatuto", mas refere que a proposta "reflecte o pensamento da Ordem dos Arquitectos ao elaborar um recente inquérito sobre a Arquitectura Portuguesa do Século XX, perspectivando a salvaguarda do património arquitectónico do século passado e a preocupação pela gestão do património que se vem fazendo, tantas vezes, impeditiva da sua própria preservação".
Em relação à casa Almeida Lima, o IAC defende a sua classificação, "por se tratar de um bom exemplo de uma situação na qual a classificação pode actuar como factor de protecção, uma vez que a casa Almeida Lima fica situada numa zona densamente urbanizada e de alguma pressão por parte dos conjuntos envolventes".
Já em relação à Estalagem da Serreta, tanto o IAC como a deputada Catarina Furtado defende que a classificação não inviabilize a "ampliação ou outro tipo de obras que, sem desrespeito pelos marcos da obra, permitam a sua viabilização".
João Correia Rebelo era filho do consagrado Pintor Domingos Rebelo. Nasceu em Ponta Delgada em 1923 e formou-se em Lisboa, na Escola Superior de Belas Artes. O seu pensamento insere-se no Movimento Moderno, "mas o desejo de elevar os seus ideais a voos mais altos, levaram-no a emigrar para o Canadá, em 1969", refere o catálogo de uma exposição organizada pelo IAC, intitulada "João Correia Rebelo - Um Arquitecto Moderno nos Açores".
"João Correia Rebelo era um homem de convicções. Como muitos arquitectos da sua geração acreditava que a arquitectura e o urbanismo propostos pelo Movimento Moderno haveriam de mudar o Mundo para melhor. Não concebia nem aceitava uma arquitectura que não recorresse às possibilidades técnicas e materiais do seu tempo, que não fosse a expressão inequívoca desses recursos, das funções a que se destinava, de um desígnio social. Distinguiu-se pelo modo particularmente aguerrido e intransigente com que defendeu aqueles ideais e por ter tentado fazê-lo não só através dos seus projectos, mas também, caso único no Portugal dos anos 50, pela publicação de verdadeiros manifestos".

Portal dos Arquitectos

Secção Regional Norte

Secção Regional Centro

Secção Regional Lisboa e Vale do Tejo

Secção Regional Alentejo

Secção Regional Algarve

Secção Regional Madeira

Secção Regional Açores


CAU

COB

CPA


Newsletter Arquitectos

Habitar Portugal

Terças Técnicas

Jornal Arquitectos

CEPA

Change Matters


Siga-nos no facebook
Siga-nos no Instagram
Siga-nos no YouTube

Contactos
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA