Construções junto à praia do Furadouro criticadas pelo Bloco
BE denuncia "complexos habitacionais camuflados"
30.01.2007
Alda Macedo e João Semedo, deputados do Bloco de Esquerda (BE) na Assembleia da República, que, ontem, visitaram as praias do Furadouro e de Maceda, em Ovar, deixaram fortes críticas ao Governo por "permitir licenciamentos de edificações junto à costa, em plena duna, obras essas apresentadas como tendo grande interesse turístico, mas que, na realidade, não passam de complexos habitacionais camuflados".
Os bloquistas referiram-se concretamente a um empreendimento que estará em vias de ser licenciado e que será implantado a sul da malha urbana do Furadouro, em plena duna secundária. Segundo Vítor Ferreira, vogal do BE na Assembleia Municipal de Ovar, o projecto prevê a construção de um hotel, 45 moradias e um campo de golfe, "isto numa zona onde, segundo vários estudos, o mar tem vindo a avançar cerca de dez metros por ano".

A visita começou, aliás, junto de um outro empreendimento, o Sportsforum, uma obra já quase em fase de conclusão, situada perto da zona industrial de Ovar e que inclui uma arena de desportos e um centro comercial. Sobre aquela obra, os bloquistas fizeram notar que está a ser levada a cabo em plena duna terciária. "A duna terciária é a retaguarda da duna secundária, tal como esta é o sustentáculo da duna primária. Quando se destrói a duna terciária, que é o que está a acontecer aqui, mesmo a mais de dois quilómetros da costa, colocamos todo o sistema em causa", explicou Alda Macedo.

"E quando questionamos o Ministério do Ambiente sobre o facto de estes terrenos terem sido praticamente dados de mão beijada, primeiro à ADO/Basquetebol e esta, depois, à Amorim Imobiliária, o Governo responde-nos que lava daqui as mãos, que não lhe cabe emitir opiniões acerca do interesse público municipal, da conveniência de apoios concedidos e do mérito dos investimentos, isto quando foi o próprio Instituto de Conservação da Natureza e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro, ambos dependentes do Estado, a dar parecer favorável à obra", criticou a deputada.

Portal dos Arquitectos

Secção Regional Norte

Secção Regional Centro

Secção Regional Lisboa e Vale do Tejo

Secção Regional Alentejo

Secção Regional Algarve

Secção Regional Madeira

Secção Regional Açores


CAU

COB

CPA


Newsletter Arquitectos

Habitar Portugal

Terças Técnicas

Jornal Arquitectos

CEPA

Change Matters


Siga-nos no facebook
Siga-nos no Instagram
Siga-nos no YouTube

Contactos
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA