Edifício foi inaugurado há 16 anos. Apartamentos nunca foram habitados
Prédio 'O Trabalho' será recuperado
08.02.2007
O edifício "O Trabalho" em pleno Bairro Novo, na zona nobre da Figueira da Foz, não vai afinal ser demolido como constava dos dois últimos programas eleitorais do PSD. Ao contrário do prometido pelos sociais-democratas, o imóvel, em franco mau estado de conservação, vai ser reabilitado pelo proprietário e o anteprojecto de recuperação já terá dado entrada no Departamento de Urbanismo da Autarquia figueirense.
O anúncio feito pelo presidente do município, Duarte Silva (PSD), está a provocar mais uma fractura na frágil relação no seio da maioria "laranja" no Executivo figueirense. Paulo Pereira Coelho (PSD), ex-vice-presidente da Autarquia, mostrou-se "perplexo e duplamente frustado" com a revelação.

"Considero uma perda irreparável para a cidade abandonar a ideia de demolir aquele edifício. No programa eleitoral do PSD a intenção era demolir o imóvel pois a sua construção foi um fiasco. A nossa intenção era abrir um concurso de ideias para arranjar ali um novo motivo de atracção para o bairro novo", recordou Paulo Pereira Coelho.

"Com a reabilitação, em termos urbanísticos, o edifício pode ficar ainda pior do que aquilo que já está", alertou.

Inaugurado há 16 anos, "O Trabalho" tem sete pisos (quatro comerciais e três de apartamentos - nunca habitados) e um parque de estacionamento subterrâneo. Das 40 lojas existentes restam duas em funcionamento, a que se juntam uma seguradora e uma agência bancária, no exterior.

Duarte Silva preferia que o imóvel fosse demolido mas recordou que o proprietário, "fazendo uso dos seus direitos", decidiu recuperá-lo. "A única forma de resolver o problema era a Câmara adquirir o imóvel mas o proprietário não aceitou", disse o edil.

"Se a câmara não faz valer a sua própria opinião então será difícil fazer ali qualquer reordenamento", respondeu Pereira Coelho "decepcionado" com Duarte Silva.

O novo projecto deverá apostar no aumento da área habitacional e na redução da zona comercial. Também a fachada do imóvel deverá ser alvo de profunda alteração profunda.

Portal dos Arquitectos

Secção Regional Norte

Secção Regional Centro

Secção Regional Lisboa e Vale do Tejo

Secção Regional Alentejo

Secção Regional Algarve

Secção Regional Madeira

Secção Regional Açores


CAU

COB

CPA


Newsletter Arquitectos

Habitar Portugal

Terças Técnicas

Jornal Arquitectos

CEPA

Change Matters


Siga-nos no facebook
Siga-nos no Instagram
Siga-nos no YouTube

Contactos
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA