Governo quer reforçar a competitividade territorial
15.02.2007
Proposta de lei discutida amanhã no Parlamento. O Governo quer "reforçar a competitividade territorial de Portugal e a sua integração nos espaços ibérico, atlântico e global".
Esta é uma das mais relevantes linhas de força do Programa Nacional da Política de Ordenamento do Território (PNPOT), uma proposta de lei que amanhã será discutida no Parlamento. O PNPOT procede à articulação e compatibilização do ordenamento do território com "as políticas de desenvolvimento económico e social e as políticas sectoriais com incidência na organização do território, em resultado de uma adequada ponderação dos interesses públicos e privados envolvidos".

O diploma defende igualmente a necessidade de se expandir as redes e infra-estruturas avançadas de informação e comunicação e incentivar a sua crescente utilização pelos cidadãos, empresas e administração pública. O Plano estabelece a necessidade de se utilizar de modo sustentável os recursos energéticos e geológicos e prevenir e minimizar os riscos, integrando-se esta política numa óptica de conservar e valorizar a biodiversidade, os recursos e o património natural, paisagístico e cultural.

O PNPOT é um instrumento de desenvolvimento territorial de natureza estratégica, que estabelece as grandes opções com relevância para a organização do território nacional, consubstancia o quadro e referência a considerar na elaboração dos demais instrumentos de gestão territorial e constitui um instrumento de cooperação com os demais Estados membros da União Europeia.
Portal dos Arquitectos

Secção Regional Norte

Secção Regional Centro

Secção Regional Lisboa e Vale do Tejo

Secção Regional Alentejo

Secção Regional Algarve

Secção Regional Madeira

Secção Regional Açores


CAU

COB

CPA


Newsletter Arquitectos

Habitar Portugal

Terças Técnicas

Jornal Arquitectos

CEPA

Change Matters


Siga-nos no facebook
Siga-nos no Instagram
Siga-nos no YouTube

Contactos
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA