Cidades-Polis visitáveis até Abril
21.02.2007
Ciclo de conferências “Viver as Cidades” começa hoje com uma intervenção do arquitecto Nuno Portas
“Cidade” é o tema abrangente de uma conferência com que o arquitecto Nuno Portas inaugura, hoje, uma série de debates no âmbito da exposição “Programa Polis – Viver as Cidades”, patente até ao dia 18 de Abril no antigo Pavilhão de Portugal, no Parque das Nações, em Lisboa. “Cidade e o campo”, por Graça Saraiva, no próximo dia 28, ou “Requalificação urbana”, por Manuel Salgado, co-autor do Centro Cultual de Belém, a 7 de Março, são as conferências/debate que se seguem.
No último fim de semana, a exposição recentemente inaugurada pelo primeiro-ministro foi visitada por mais de mil pessoas, que quiseram ver o que já foi feito e o que ainda falta fazer no âmbito de um programa criado pelo Governo, em 2000, com o objectivo de “melhorar a qualiade de vida nas cidades”. No total, foram contempladas 39 cidades, entre as quais Covilhã, Tomar, Portalegre, Chaves, Viana do Castelo ou Bragança.
Vídeos, fotografias e maquetas das obras fazem parte do “corpo” da mostra que ocupa mais de mil metros quadrados e usa a famosa pala do edifício desenhado por Siza Vieira para projecção de imagens.
Com a aproximação da conclusão de parte das intervenções Polis, no âmbito do terceiro quadro comunitário de apoio (QCA III), a apresentação desta exposição sobre as acções já realizadas releva “do interesse que tal informação terá para o público, alertando as populações para a importância que o Programa Polis tem no reforço e consolidação de um sistema urbano equilibrado, em termos nacionais”, diz a organização.
A exposição estabelece os conceito-base do Polis, designadamente os princípios e indicadores gerais das interevnções, as intervenções concretas em cada sítio, balizadas pelo pressuposto da requalificação urbana, valorização ambiental e mobilidade. A explicitação do modo como se organizou o Polis, numa perspectiva de transformação de mentalidades em relação ao espaço público como espaço fundamental da cidade, é outra aposta da exposição.

Portal dos Arquitectos

Secção Regional Norte

Secção Regional Centro

Secção Regional Lisboa e Vale do Tejo

Secção Regional Alentejo

Secção Regional Algarve

Secção Regional Madeira

Secção Regional Açores


CAU

COB

CPA


Newsletter Arquitectos

Habitar Portugal

Terças Técnicas

Jornal Arquitectos

CEPA

Change Matters


Siga-nos no facebook
Siga-nos no Instagram
Siga-nos no YouTube

Contactos
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA