A proposta vencedora é desenhada a partir de um muro, charneira entre a estrada nacional e o cemitério. Ao longo da sua extensão, o referido muro, ganha espessura para integrar os espaços funcionais, como a capela ou as salas de velório. Assumindo a topografia do terreno como um vantagem, as ruas do cemitério serão construídas através de incisões, nas deformações do terreno.
Todos os elementos construídos reservados a mortos (como jazigos ou ossários) farão parte da estrutura das paredes de contenção das ruas delineadas de modo a que se possa continuar a ter uma leitura única e ampla sobre o território. Desta forma os locais de culto tornam-se mais reservados e subverte-se a tradicional hierarquização social muito visível nos cemitérios tradicionais.
O
ateliermob é um atelier de arquitectura, design e urbanismo constituído em 2005, que tem obtido algumas classificações e prémios de referência dos quais se destaca o 1º Prémio do Concurso Internacional para a Dinamização das Margens do Rio no Médio Tejo [2007], a Menção Honrosa no Concurso Internacional para o Novo Tribunal de Grande Instância de Paris [2006] ou a integração no Top 10 de ateliers de jovens arquitectos portugueses promovido pelo "New Italian Blood" [2007].