notícias da OA
ORDEM INTEGRA REDE EUROPEIA DE AUTORIDADES COMPETENTES NO ÂMBITO DA ARQUITECTURA
07.07.2009
Uma intervenção activa na na política de qualificação dos serviços de Arquitectura.

O quadro de regulamentação da prática profissional da arquitectura está a ser alterado por via da concretização dos princípios de livre circulação consagrados no Tratado que institui a União Europeia. As disposições da Directiva para o reconhecimento das Qualificações Profissionais – já transposta para a legislação portuguesa através da Lei 09/09, de 4 de Março – e da Directiva relativa à prestação de Serviços no Mercado Interno – a transpor até ao final de 2009 –, acentuaram o papel da Ordem dos Arquitectos enquanto Autoridade Competente no âmbito da Arquitectura, destacando a sua responsabilidade na verificação e certificação das qualificações profissionais que regulamentam o acesso à profissão.

Reconhecendo a necessidade de aprofundamento do debate bilateral e da identificação recíproca dos mecanismos e procedimentos instituídos nos diferentes estados-membros, um conjunto alargado de Autoridades Competentes para a Arquitectura, tomou a iniciativa de criar a ENACA – European Network of Architectural Competent Authorities. A ENACA pretende vir a implementar procedimentos de cooperação e de transparência para apoio aos processos de reconhecimento das qualificações profissionais e de livre circulação dos arquitectos na Europa.

No enquadramento que decorre do seu estatuto de Autoridade Competente nacional, e com o objectivo de analisar o futuro envolvimento na ENACA, a Ordem dos Arquitectos esteve presente na última reunião desta entidade, realizada na Sede da Ordem dos Arquitectos da Bélgica, em Bruxelas. O representante da Ordem dos Arquitectos fez um relato da situação portuguesa, referindo o quadro legal em vigor, o registo da Ordem dos Arquitectos no sistema de Informação do Mercado Interno (IMI) e as particularidades do sistema de Admissão à Ordem, nomeadamente a necessidade da sua revisão face à implementação das Directivas europeias.

Com intervenções dos representantes das Autoridades Competentes da Alemanha, Áustria, Bélgica, Eslováquia, Finlândia, Holanda, Irlanda, Portugal, Reino Unido e Roménia, foram debatidas questões relativas à avaliação dos diplomas em Arquitectura, às condições de admissão à prática regulamentada da profissão, particularmente as respeitantes à experiência profissional requerida e à certificação registada exigida pelos estados-membros.

No cenário crescente da livre circulação profissional no espaço europeu, a presença da Ordem dos Arquitectos na rede de Autoridades Competentes (ENACA) materializa a sua responsabilidade na defesa dos Arquitectos e concretiza uma intervenção activa na política de qualificação dos serviços de Arquitectura.

Vítor Carvalho Araújo
Presidente do Conselho Nacional de Admissão

Portal dos Arquitectos

Secção Regional Norte

Secção Regional Centro

Secção Regional Lisboa e Vale do Tejo

Secção Regional Alentejo

Secção Regional Algarve

Secção Regional Madeira

Secção Regional Açores


CAU

COB

CPA


Newsletter Arquitectos

Habitar Portugal

Terças Técnicas

Jornal Arquitectos

CEPA

Change Matters


Siga-nos no facebook
Siga-nos no Instagram
Siga-nos no YouTube

Contactos
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA