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Recepção dos inquéritos prorrogada até 30 de Novembro
09.11.2012
Encontra-se a decorrer, agora com data prorrogada até final de Novembro de 2012, o Inquérito à Profissão, com o qual a Ordem pretende constituir uma base de trabalho sólida que permita reflectir sobre a prática profissional nomeadamente quanto à elaboração de uma lista de serviços ou ainda aos critérios que devem determinar os honorários relativos aos serviços de arquitectura.

O referido Inquérito, que se pretende abrangente e informado, está estruturado em duas fases distintas: uma a decorrer que incide sobre a caraterização do membro da Ordem; uma outra que decorrerá em paralelo e que incide sobre o projecto.

Para a última fase, o questionário centra-se maioritariamente sobre a caracterização de 5 projectos recentes, considerando a apenas a elaboração do projecto de arquitectura e/ ou planos de ordenamento do território, desenvolvidos nos últimos 4 anos (período a partir do qual foram revogadas as Instruções para o Cálculo de Honorários de Obras Públicas). Nesta caracterização solicitam-se informações gerais sobre controlo de custos, despesas, tempos de afectação para a realização dos projectos e a forma utilizada para o cálculo de honorários. Será realizado sob a forma de sondagem realizada por telefone, por empresa especializada e após contacto prévio, tendo por objecto um conjunto representativo de empresas de arquitectura, gabinetes e firmas de projectos, obtido através de uma selecção aleatória a partir de uma base de dados, considerando a distribuição geográfica. Importa igualmente recolher informação sobre a frequência de elaboração dos seguintes projectos/planos tipo:



Habitação Unifamiliar;

Habitação Multifamiliar;

Habitação Social e Cooperativa;

Estabelecimentos Comerciais (grandes superfícies);

Estabelecimentos Comerciais (comércio tradicional);

Estabelecimentos de restauração ou bebidas;

Equipamentos de apoio social;

Estabelecimentos de Saúde;

Estabelecimentos Escolares;

Estabelecimentos Turísticos;

Instalações Industriais;

Instalações desportivas;

Reabilitação de edifícios;

Pequenas remodelações de interiores;

Edifícios de escritórios ou outros serviços;

Edifícios religiosos;

Estabelecimentos prisionais e de reinserção social;

Estações de serviços de transporte;

Parques de estacionamento;

Edifícios de carácter cultural;

Espaços de recreio e lazer;

Desenho urbano;

Operação de Loteamento;

Planos de Ordenamento do Território.

Os dados recolhidos na sondagem serão considerados no complemento do inquérito realizado na primeira fase, sendo recolhida uma amostra aleatória de 500 ateliers/gabinetes de arquitetura, correspondendo a um erro amostral de, aproximadamente, 4,0% (fixando o nível de confiança em 95,0%).

Tendo já sido concluída a primeira fase verificou-se que a maioria dos e-mails registados nas listas de e-mails dos membros vieram devolvidos e muitos há que nem sequer têm e-mail registado. Desta forma apela-se que os membros que não tenham recebido o convite para responder ao inquérito, actualizem o seu e-mail para o seguinte endereço de correio eletrónico:


SRN secretaria@oasrn.org

SRS secretaria4@oasrs.org



NOTA: a actualização dos dados, após a qual ocorre o envio dos convites à participação no inquérito, terá como data-limite segunda-feira, 19 nov. 2012.




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