O Deutscher Werkbund (DWB) foi fundado em 1907, em Munique, com o objetivo de melhorar a qualidade de todos os produtos produzidos industrialmente, a fim de alcançar de novo uma "cultura harmónica" num mundo alterado pela industrialização e a urbanização.
O trabalho do grémio de arquitetos, artistas e empresários, que, segundo a máxima de um dos seus pais espirituais, Hermann Muthesius, se estende "da almofada de sofá até ao urbanismo", reflete, deste modo, a arquitetura, a arte e o design de todo um século nas suas relações políticas e económicas.
Ainda hoje emanam do Werkbund, na qualidade de entidade crítica, incentivos importantes no sentido de melhorar o meio ambiente e as condições da vida. Muitas das consecuções do Werkbund, como a "boa forma" dos produtos industriais ou a imagem corporativa das empresas, tornaram-se tão naturais em todo o mundo que a ligação que tinham com a sua fonte deixou de ser percepcionada.
Do mesmo modo, marcos como a urbanização do Werkbund, de 1927, "Am Weißenhof", em Stuttgart, uma manifestação de arquitetura moderna pioneira no século XX, a apresentação dos tão admirados novos conceitos habitacionais e da cultura alemã nas exposições de Paris, em 1930, e de Bruxelas, em 1958, ou a primeira chamada de atenção precoce, em 1959, para as consequências ambientais da industrialização e da urbanização, bem como para o desenvolvimento de uma nova consciência relativamente aos recursos e à utilização da técnica, não são hoje praticamente reconhecidas pelo público como iniciativas do Werkbund.
A exposição concebida para marcar o centésimo aniversário do Deutscher Werkbund descreve, em sete secções estruturadas cronologicamente, os esforços, os sucessos e as concretizações de uma das instituições mais importantes e influentes do século XX, que também cunhou a vida cultural noutros países europeus.
O programa integra uma conferência no dia 2 de Outubro pelo Prof. Doutor Winfried Nerdinger, comissário da exposição.
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