O Património e a Cultura são hoje reconhecidos enquanto valores fundamentais da atractividadede de um país, tal como o revelam os mais variados estudos turísticos e de caracterização das motivações dos turistas que nos visitam. Esta realidade resulta, naturalmente, de uma História e de uma Cultura que remontam de há muitos séculos, caracterizada por uma grande diversidade, nomeadamente tendo em conta a dimensão do país, genericamente bem conservada e, sobretudo, reconhecida como um activo económico da maior importância que urge potenciar e acrescentar ao sol e à praia, naturalmente associados à imagem de Portugal. As classificação enquanto Património Mundial, atribuída pela UNESCO, os Monumentos, os Centros Históricos, a Arquitectura, a Gastronomia, o Fado, são apenas alguns dos exemplos que podemos encontrar de Norte a Sul do país, no litoral e no interior, alheios a lógicas de gestão ou administrativas. Constituem, no essencial, realidades com enorme potencial económico, desde que consigamos reunir as vontades, a criatividade e as ferramentas necessárias, bem como o saber e a experiência de quem já percorreu esse caminho. O objectivo deste Seminário consiste em conhecer os bons exemplos de relação entre o Património e o Turismo, que possam abrir pistas a novos projectos e, simultaneamente, conquistar o seu espaço.
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