Conferência Internacional "Espaços Incertos: Configurações Virtuais nos Museus e na Arte Contemporânea"
Ao longo das últimas décadas, e especialmente desde a generalização da Internet, os artistas têm vindo a explorar activamente as potencialidades de comunicação, as linguagens e as comunidades geradas pelos novos media, diluindo assim as fronteiras entre categorias artísticas. Movimentos como a Arte Digital ou a Internet Art, mostram claramente como os meios tecnológicos abriram novos e desafiantes territórios na arte contemporânea, não só ao nível da criação, recepção e participação, mas também no que respeita ao coleccionismo, à conservação, à curadoria ou à exposição.
No entanto, e curiosamente, enquanto alguns desses projectos virtuais são bem-sucedidos pelo modo profícuo como exploram a noção de imaterialidade, muitos outros demitem-se de propor ambientes realmente inovadores, limitando-se a replicar modelos museológicos convencionais, digitalizando de forma acrítica colecções preexistentes, seguindo os mesmos critérios de classificação e apresentação de conteúdos, ou duplicando, online, espaços expositivos reais.
Até que ponto a permanência do “físico” poderá determinar a forma das criações artísticas e dos ambientes virtuais? Quais são as diferenças entre as representações digitais de um museu real e um espaço expositivo puramente virtual, situado na Internet? Como estudar, classificar, conservar e expor os trabalhos e as colecções de Internet Art? Em que medida a emergência do “imaterial” afecta o património, as exposições, o design, as práticas artísticas e a participação do público? Será a “museografia intangível” um novo campo de especialização para investigadores, profissionais de museus e curadores independentes?
Esta conferência, organizada no âmbito do projecto
unplace, visa analisar criticamente os diferentes modos como museus, curadores, investigadores e artistas têm abordado estas questões.
A conferência irá incluir sessões plenárias com oradores convidados e sessões temáticas com os oradores inscritos, assim como debates entre artistas e curadores.
Para informação detalhada, consultar o website:
http://unplace.org/pt/