Jornadas Europeias do Património 2015 - Património Industrial e Técnico. Alargamento do prazo para carregamento das atividades
Terão lugar nos dias 25, 26 e 27 de Setembro as Jornadas Europeias do Património 2015, este ano subordinadas ao tema Património Industrial e Técnico. Com o objectivo de sensibilizar os cidadãos para o seu valor e para a importância de um olhar atualizado acerca das suas potencialidades e do seu futuro, o tema destas Jornadas remete-nos para um vasto conjunto do nosso património; envolvendo-nos a todos, está permanentemente presente no nosso quotidiano, e foi-nos deixando um legado que se revela em fábricas, pontes, moinhos, canais, linhas de caminho-de-ferro, lojas, vilas operárias, minas, portos, património da água e da luz, pequenas industrias artesanais, arquivos públicos e empresariais, entre muitas outras realizações da industria e da técnica, alguns ainda em uso e outros abandonados ou já reutilizados; todos eles são testemunho do engenho e criatividade de gerações passadas.
A DGPC, entidade que coordena a programação e divulgação das JEP a nível nacional, convida as entidades públicas e privadas a associarem-se a estas Jornadas, que têm tido uma crescente adesão ao longo dos últimos anos; para divulgarem as suas actividades até dia 24 de agosto, deverão contactar a DGPC através do endereço
jep@dgpc.pt ou dos telefones 213 614 246/48.
As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, envolvendo cerca de 40 países, tendo como objectivo a sensibilização dos cidadãos para a importância da protecção do Património. Em cada país é promovido, anualmente, um programa de actividades a nível nacional, cujo acesso, na sua grande maioria, é gratuito.
A Direção-Geral do Património Cultural promoverá a divulgação do programa nacional das Jornadas Europeias do Património de 2015, procurando cativar um cada vez maior público para estas comemorações.
O espírito aberto das Jornadas Europeias do Património, tendo como objectivo primeiro sensibilizar as pessoas para a importância da memória na construção de um futuro melhor, abre a possibilidade de, independentemente do tema específico proposto para este ano, as entidades promotoras de iniciativas poderem apresentar programação de actividades relacionadas também com outros temas patrimoniais.
Exemplos de actividades culturais:
- abertura à visita pública de espaços monumentais, locais com interesse histórico e patrimonial;
- workshops, palestras, conferências, debates e seminários sobre o tema proposto;
– visitas guiadas e visitas temáticas a lugares com importância histórica e patrimonial;
- espectáculos artísticos (música, dança, teatro, artes performativas) em contextos com valor histórico e patrimonial;
- exposições relacionadas com o tema proposto e com o património em geral;
- concertos e apontamentos musicais (música antiga e contemporânea) em lugares históricos;
- animação de rua, recriações e encenações históricas;
- maratonas fotográficas sobre o tema proposto;
- conferências, sessões de leitura sobre temas relativos ao tema proposto;
- organização de rotas patrimoniais, itinerários culturais, peddy papers e rally papers;
- ateliers lúdicos e oficinas pedagógicas relacionadas com o tema proposto;
- jogos tradicionais, de época e jogos de descoberta em lugares históricos;
- feiras e festivais relacionados com o tema proposto e com o património em geral;
- lançamento de publicações relacionadas com temas históricos e patrimoniais;
- exibição de documentários, filmes, e debates em locais históricos ou relacionados com o património.
Toda a informação.