notícias da OA
-
EXPORTAR SERVIÇOS DE ARQUITECTURA
18.01.2017
A arquitectura portuguesa é um produto qualificado resultante do trabalho de muitos agentes, de sinergias e cumplicidades. Uma estratégia de internacionalização da arquitectura portuguesa é um investimento a prazo que deve assentar no estabelecimento de parcerias e contactos culturais, políticos e económicos.

A Internacionalização da Arquitectura Portuguesa (IAP) foi definida como um dos eixos de actuação do Conselho Directivo Nacional (CDN) no mandato 2014-2016.

O CDN disponibiliza dois documentos, que sintetizam o trabalho realizado:

- a proposta de IAP, que define conceitos e esboça uma estratégia de internacionalização com o objectivo de orientar os membros na exportação dos seus serviços, apostando na construção de parcerias dentro e fora do país que permitam constituir equipas multidisciplinares e diversificadas (nas qualificações, gerações, experiência e dimensão dos gabinetes);

- a brochura de divulgação, em língua inglesa, um resumo ilustrado dos conceitos desenvolvidos na proposta de IAP, que constitui um dos elementos do plano de promoção da “marca IAP”.

Os dois documentos pretendem fundamentar a internacionalização sob a forma de exportação de serviços e não da emigração dos arquitectos portugueses. A IAP é entendida como um investimento cujos resultados deverão ser visíveis a médio e longo prazo e apoia-se num plano de promoção desenvolvido em conjunto com a agência de comunicação UZINA.


Documentos
Portal dos Arquitectos

Secção Regional Norte

Secção Regional Centro

Secção Regional Lisboa e Vale do Tejo

Secção Regional Alentejo

Secção Regional Algarve

Secção Regional Madeira

Secção Regional Açores


CAU

COB

CPA


Newsletter Arquitectos

Habitar Portugal

Terças Técnicas

Jornal Arquitectos

CEPA

Change Matters


Siga-nos no facebook
Siga-nos no Instagram
Siga-nos no YouTube

Contactos
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA