Elísio Summavielle: Não basta ter as casas e as ruas. É preciso ter pessoas.
O arquitecto André Cerejeira Fontes responde à questão deixada pelo presidente do Centro Cultural de Belém, Elísio Summavielle, no programa Exercício de Arquitectura, emitido hoje, às 8h, na Antena da TSF.
Elísio Summavielle é o convidado do programa Exercício de Arquitectura de hoje. Historiador, gestor cultural e, actualmente, Presidente do CCB, Elísio Summavielle falou da sua relação com a Arquitectura. Uma relação que
existe desde que se conhece. Desde muito cedo que se habituou a olhar para os desenhos e para as ruas de Lisboa.
Na sua área profissional, enquanto Historiador, Elísio Summavielle, dedicou-se à História da Arquitectura.
Para Elísio Summavielle o património mais importante são as pessoas e é preciso ter atenção a esta questão, pois não basta ter as casas, não basta ter as ruas, é preciso ter as pessoas, não permitir que fenómenos como a gentrificação descaracterizem as cidades.
A Arquitectura, enquanto processo, deve ser inseparável do processo social, das pessoas.
Elísio Summavielle deixa uma pergunta aos Arquitectos, sobretudo aos que lidam com cidades:
Como é que podem contribuir para que haja o factor humano, a integração das pessoas nos seus locais e ambientes. Como é que as pessoas fazem parte desse património que os Arquitectos estão a construir de novo?
O Arquitecto André Cerejeira Fontes aceitou o convite da Ordem dos Arquitectos para participar no Exercício de Arquitectura de hoje e responder à pergunta deixada pelo Presidente do CCB, para o arquitecto, sobre um dos grandes desafios da actualidade.
Programa disponível para audição
aqui
O programa Exercício de Arquitectura está de regresso à antena da TSF.
Nesta 2.ª edição, a Ordem dos Arquitectos convida arquitectos portugueses a dar resposta às perguntas e dúvidas colocadas por várias personalidades.
Exercício de Arquitectura, todas as sextas-feiras antes das 8h da manhã e o debate mensal na última segunda-feira do mês, depois das 3h da tarde.
Um programa TSF e Ordem dos Arquitectos, com o patrocínio de Gyptec e Volcalis, duas marcas do Grupo Preceram.