tsf / exercício de arquitectura
-
Leonor Beleza: O edifício como um factor de terapia
21.06.2019
O Arquitecto Telmo Castro comenta a questão deixada pela Presidente da Fundação Champalimaud, Leonor Beleza, no programa Exercício de Arquitectura, emitido hoje, às 8h, na Antena da TSF.


Leonor Beleza é a convidada do programa semanal Exercício de Arquitectura emitido hoje, às 8h, na antena da TSF.

A Presidente da Fundação Champalimaud fala da importância da Arquitectura no projecto do Centro Champalimaud, um centro médico, científico e tecnológico de última geração.

A preocupação e o cuidado tido no planeamento e desenho do edifício, que é simultaneamente um centro de investigação e um centro onde se tratam doentes, foi fundamental para que o objectivo de criar um espaço harmonioso que satisfizesse as necessidades a que se propõe na prática as viesse a satisfazer.

Tudo no espaço foi pensado, antes da construção ter começado, de forma determinada e clara, em estreita articulação e partilha com o Arquitecto.

Para Leonor Beleza, um dos desafio mais difícieis para o Arquitectos é utilizar o próprio local como uma espécie de parceiro para as soluções a que é destinado.
No caso específico da saúde, utilizar o próprio edifício como um factor de terapia.

O Arquitecto Telmo Castro é o convidado da Ordem dos Arquitectos para comentar a questão deixada por Leonor Beleza, no Exercício de Arquitectura de hoje.

Programa disponível para audição aqui




O programa Exercício de Arquitectura está de regresso à antena da TSF.

Nesta 2.ª edição, a Ordem dos Arquitectos convida arquitectos portugueses a dar resposta às perguntas e dúvidas colocadas por várias personalidades.

Exercício de Arquitectura, todas as sextas-feiras antes das 8h da manhã e o debate mensal na última segunda-feira do mês, depois das 3h da tarde.

Um programa TSF e Ordem dos Arquitectos, com o patrocínio de Gyptec e Volcalis, duas marcas do Grupo Preceram.

OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA