notícias da OA
-
Catálogo Habitar Portugal 2012/14. Está a arquitectura sob resgate?
10.09.2019
A selecção de obras Habitar Portugal 12-14, comissariada pelos arquitectos Luís Tavares Pereira, Bruno Baldaia e Magda Seifert está registada num catálogo editado e produzido pela OA, que começará muito em breve a ser distribuído a todos os membros.

"(…) [O catálogo] que agora se publica documenta as 80 obras, seleccionadas de entre as 229 que foram apresentadas, um número que se tem mantido ao longo dos anos sem grandes alterações, neste caso da autoria de cerca de 130 arquitectos. (...)

(...) Apesar das dificuldades, não podíamos aceitar que elas impedissem a produção do catálogo até porque, apesar da sua divulgação e permanência online consideramos a necessidade de registo das obras apresentadas como uma das principais razões desta iniciativa, e com todas as suas muitas diferenças, os catálogos até agora feitos mantêm-se como o importante registo da memória dos trabalhos apresentados. (...)

(...) Gostaríamos que no catálogo que agora publicamos houvesse um maior espaço para documentação de cada uma das obras e, ainda, que o seu enquadramento e análise fosse mais completo, mas as condicionantes económicas e contratuais a que a OA tem vindo a estar sujeita não permitiram dar corpo ao ambicioso propósito dos comissários, nomeadamente nesta edição, da exclusiva responsabilidade da OA. (...)”

do Prefácio ao catálogo pelo Presidente do Conselho Directivo Nacional

A edição HP 12-14 foi patrocinada pela Cinca e pela Mapei


OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA