notícias da OA
-
Dia Mundial da Arquitectura 2019 . Arquitectura... habitação para todos
04.10.2019
No dia 7 de Outubro 2019 é celebrado, em todo o mundo, o Dia Mundial da Arquitectura.

O convite do Presidente da UIA, Thomas Vonier, expresso no final da sua mensagem é directo:

"(...) junte-se à UIA e ao nosso parceiro, ONU-Habitat, para demonstrar que a arquitectura tem um papel essencial no alívio do sofrimento humano, na redução das consequências negativas para o planeta e na melhoria da qualidade de vida de todos."

O CDN convoca os arquitectos a aproximarem-se da sua Ordem enquanto “comunidade” a que é importante pertencer, enquanto organização inclusiva, resiliente e sustentável — a Casa de todos os Arquitectos.

Por isso, as primeiras propostas centram-se em iniciativas voltadas, em primeira instância, para a valorização da Arquitectura e dos arquitectos, constituindo-se como argumentos ou demonstrações das vantagens que todos terão quando recorram a estes profissionais habilitados para promover a qualificação da construção e da paisagem.

4 de Outubro
Sede nacional, 19h
Inauguração de exposição Ambientes urbanos 360º de João Albergaria
> 14 de Outubro


10-12 de Outubro
Seminário Maior do Porto, 09h
VI Congresso Internacional de Arquitectura Religiosa Contemporânea Arquitecturas para uma nova liturgia. Intervenções no património religioso depois do Concílio Vaticano II
Programa

Organização: Observatório de Arquitectura Religiosa Contemporânea (OARC), Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo – Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (CEAU-FAUP) e Centro de Estudos de História Religiosa – Universidade Católica Portuguesa (CEHR-UCP) com o apoio institucional da Diocese do Porto, Ordem dos Arquitectos e Docomomo Internacional


16 de Outubro
Sede nacional, 18h30
Exposição Luís Vassalo Rosa, o homem, o arquitecto, o urbanista
> 13 Novembro

Organização: Ordem dos Arquitectos e Associação Portuguesa de Urbanistas


22 de Outubro
ROCA Lisboa Gallery, 17h30
Debate/conversa sobre a NP 4526 A qualidade dos serviços e as especialidades de Arquitectura
Pelo carácter generalista da sua profissão, os arquitectos exercem funções e actividades relevantes para o desenvolvimento económico e social. Os serviços de Arquitectura cobrem diferentes áreas, que interessa conhecer e divulgar publicamente. A Ordem dos Arquitectos actualizou a norma dos serviços dos arquitectos e arquitectos paisagistas no âmbito da construção, em colaboração com a Associação Portuguesa dos Arquitectos Paisagistas e outras instituições, no quadro do protocolo com o Instituto Português da Qualidade.
Programa

Organização OA, com o apoio do IPQ e da APAP e Roca Lisboa Gallery


24 de Outubro
Teatro Thalia, 18h30
Recepção aos novos membros da Secção Regional do Sul

Organização: Ordem dos Arquitectos — Secção Regional do Sul


30 de Outubro
Sede nacional, 18h30
Cerimónia de atribuição do título de Membro Honorário da Ordem dos Arquitectos
A atribuição do estatuto de Membro Honorário da Ordem dos Arquitectos deve ser, cada vez mais, não só o reconhecimento de uma actividade directa ou indirectamente ligada à arquitectura mas também a demonstração de um exercício profissional cada vez mais complexo e expresso em múltiplas e variadas práticas. O Conselho Directivo Nacional distingue, este ano, um vasto leque de arquitectos, nascidos depois da criação da Sociedade dos Architectos Portuguezes, em 1902, cuja actividade muito enriqueceu a cultura portuguesa e prestigiou a nossa profissão.


9 de Novembro
Auditório da Escola Alemã de Lisboa, [de manhã]
Conferências 100 Anos Bauhaus
[programa em preparação]

Celebre o DMA'19 com a Ordem dos Arquitectos!

Esta programação conta com o patrocínio da Ageas


OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA