notícias da OA
-
Dia Mundial da arquitectura 2019. Habitação para todos
07.10.2019
Tal como se acentua na declaração da UIA, Habitação para todos mais que um slogan tem de ser entendido como um dever, uma exigência e um compromisso.

Um dever para com todos os muitos que, por todo o mundo, ainda vivem em condições terrivelmente desumanas.

Um dever que nos responsabiliza também a nós, Arquitectos, em encontrar as condições para que essa situação possa ir sendo corrigida, mas nos obriga a uma redobrada atenção para com aquilo que nos rodeia, ainda que numa realidade bem menos dramática.

Exige-se de nós que encontremos melhores e mais eficazes mecanismos de planificação do nosso território, bem como modos mais ajustados para responder às necessidades específicas com os programas adequados.

Precisamos de nos comprometer numa prática atenta às necessidades de um habitat equilibrado e cada vez mais qualificado, pois com os conhecimentos de uma visão holística da realidade temos o dever de saber contribuir para uma melhoria das condições de vida. Uma prática que se enquadre na melhoria do construído entendido como um processo global, que está muito para além do curto prazo, integrado nas preocupações ambientais manifestadas na agenda 2030.

Responder às necessidades de uma habitação para todos, num habitat em cuja construção a capacidade profissional dos arquitectos seja sempre uma contribuição indispensável dessa mesma qualificação.

7 Outubro 2019

José Manuel Pedreirinho
Presidente do CDN




OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA