agenda
-
Um confronto entre dois tempos
10.03.2020
Galeria da Sede Nacional da Ordem dos Arquitectos
12 de Março a 2 de Abril
Dias úteis, das 10h às 18h
Inauguração: 12 de Março 18h30


Dois “olhares” sobre uma realidade mutante diferenciados por mais de seis décadas. A exposição procura iniciar uma reflexão sobre os processos de protecção do edificado contemporâneo, assim como revisitar uma das obras mais emblemáticas do portfólio de Raúl Chorão Ramalho.

Após a comemoração do aniversário dos 105 anos do seu nascimento e dos 70 anos da realização do projecto do Centro Comercial do Restelo, procura-se realizar um olhar crítico sobre os actuais processos de valorização e principalmente na preservação do Património Arquitectónico Português do século XX, a partir do Centro Comercial do Restelo.

A protecção do património cultural arquitectónico modernista deu os seus primeiros passos, nas duas últimas décadas, com a realização de processos de inventariação e classificação deste edificado.
No intuito de afirmar a arquitectura moderna enquanto património e em particular no edificado em contexto urbano, a sua descaracterização ocorre em processos espontâneos e descontrolados com pouca supervisão.
Pretende-se, através do olhar de Nuno Almendra, alertar para esta problemática, sobre um dos melhores exemplos, no âmbito nacional, da arquitectura do "movimento moderno". No caso concreto, apesar do enquadramento legislativo de protecção MIP (Monumento de Interesse Público em 2011 com respectiva Zona Especial de Protecção), continua a ser desvirtuado, dia após dia, do seu desenho original.

A vontade do autor era a sua manutenção tal como fora construído e idealizado. Porque será que ninguém se atreve a pintar sobre um Van Gogh? A educação para um responsável entendimento do papel da Arquitectura no desenvolvimento e representatividade civilizacional tem de começar já.

Curadoria de Pedro Novo e Nuno Almendra

publicação incial a 3 de Março 2020



OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA