notícias da OA
-
ARQUITECTURA PERTO
17.06.2020
Num critério de absoluta igualdade de tratamento entre as listas admitidas a sufrágio, a estrutura nacional disponibilizou espaço às quatro candidaturas para enviarem uma mensagem aos membros, disponível no sítio nacional e destacada na [mais].


Cabe à Ordem dar a conhecer à sociedade o valor da Arquitectura, qual o papel do Arquitecto e a pertinência do seu contributo para a evolução social, cultural, económica e ecológica do país. Cada um de nós faz esse esforço diário, no contacto com pessoas, na análise de projectos, no ensino, na teoria e crítica, na investigação de metodologias, tecnologias e conhecimento, ao exercer Arquitectura nas suas múltiplas vertentes.

Isto não acontecerá se os Arquitectos continuarem sem se rever na Ordem, cujas acções e intenções surgem em períodos eleitorais e esmorecem no mandato, com benefícios desconectados da profissão, cujas incapacidades são apresentadas como vitórias, cuja postura amorfa se reflecte na demissão de processos de discussão pública e de participação democrática.

Também convém que a Ordem não retroceda de forma saudosista, como se fizesse sentido voltar a uma época áurea da Arquitectura que só foi proveitosa a poucos.

Somos 26000 arquitectos, 17000 activos e queremos representar todos, mas teremos de ser escolhidos pelos que ainda acreditam e que, tentando até ao limite, enfrentam as dificuldades de exercer a profissão, sentindo que serão capazes de melhorar a sociedade através da Arquitectura mas que percebem a sua desvalorização que só conseguirão reverter se se revirem em quem se revê neles.


Lista D > ARQUITECTURA PERTO
Site
Fórum Arquitectura Perto
Facebook
Instagram

Publicação inicial a 08-06-2020, actualizada a 17-06

OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA