notícias da OA
-
Jornal Público
João de Almeida (1927 – 2020)
22.06.2020
Autor de uma das primeiras igrejas modernas construída em Portugal, a Igreja de de Santo António de Moscavide, feita em conjunto com António Freitas Leal em 1956, João Medeiros de Almeida faleceu hoje em Lisboa, de onde era natural.


Arquitecto, diplomado em 1967, depois de um percurso religioso que o levou a interromper o curso ainda nos anos cinquenta e a passar pela Suiça e Alemanha, onde então se desenvolviam importantes movimentos de reflexão sobre a arquitectura religiosa, e também por Espanha.
A sua prova de final de curso foi sobre a igreja do Senhor dos Navegantes, em Paço de Arcos, tendo, desde então, desenvolvido diversos edifícios administrativos, como o da Fundação Medeiros de Almeida, ou para a zona da Expo.

Foi também um dos autores da recuperação e remodelação do edifício da Câmara Municipal de Lisboa, depois do incêndio de 1996. João de Almeida foi ainda autor de diversos projectos habitacionais, como os que projectou para a zona da Comporta ou o condomínio na zona da Academia de Ciências, bem como de remodelações como as do Museu Nacional de Arte Antiga, da pousada de Vila Viçosa ou da Fábrica da Pólvora de Barcarena, entre muitas outras, todas elas integradas no atelier Arqui III que fundou com Pedro Ermauz e Pedro F. Pinto, e que lhe valeram a atribuição de duas distinções com o Prémio Valmor.

Dedicou-se também ao design, quer de peças de mobiliário, quer sobretudo de peças religiosas, mas a outra sua grande paixão foi a pintura, que cursou antes mesmo de iniciar o curso de arquitectura, e foi a esta actividade que se dedicou desde 2002.

José Manuel Pedreirinho
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA