notícias da OA
-
Audiência no Palácio de Belém, 21 de Setembro
Em audiência com o PR, Gonçalo Byrne reclamou o devido peso que o território, a paisagem e a arquitectura devem ter nas decisões políticas nacionais
22.09.2020
Na passada 3.ª feira, o Senhor Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recebeu em audiência no Palácio de Belém o Presidente, Gonçalo Byrne, e a Vice-presidente do Conselho Directivo Nacional (CDN), Paula Santos.

Gonçalo Byrne agradeceu o cuidado do Presidente da República prestado à defesa da qualidade da arquitectura e ao reconhecimento do papel fundamental desempenhado pelos arquitectos na economia, na cultura e no espaço público.

O Presidente do CDN reclamou o devido peso que o território, a paisagem e a arquitectura, atendendo ao contexto actual de crise que a pandemia veio provocar, devem ter nas decisões políticas nacionais.

Foi referido ao Presidente da República que a Ordem dos Arquitectos representa mais de 27 000 arquitectos, dos quais uma parte significativa emigrou ou cessou actividade após a crise de 2008.
Os arquitectos querem participar activamente no planeamento, no desenho e na construção da recuperação económica sustentável do país, decorrente do Plano de Recuperação Económica e Social 2020-2030.
Os arquitectos querem ver as suas capacidades de coordenação estratégica valorizadas e colocadas ao serviço de todos. Pensadores de territórios, paisagem e cidade, os arquitectos desejam tomar o seu lugar na discussão das questões urbanas, da cidadania e da sustentabilidade.

O Presidente do CDN referiu que a arquitectura tem sido um dos veículos do reconhecimento internacional do nosso país e uma geradora de mais-valias, devendo ser reconhecida como tal por um Estado Português que promova a contratação dos serviços de arquitectura baseada em critérios de qualidade.

O Senhor Presidente da República manifestou a sua preocupação com o contexto actual da profissão, disponibilizando-se para conceder o patrocínio da Presidência da República às acções a desenvolver pela Ordem para discutir e resolver as questões da prática e da importância da disciplina de arquitectura, que é uma mais-valia económica para o nosso país.

Actualizado a 23 de Setembro


OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA