notícias da OA
-
Participação activa dos arquitectos na recuperação económica sustentável do país
24.09.2020
O Ministro do Ambiente e da Acção Climática, João Pedro Matos Fernandes, recebeu em audiência, a 23 de Setembro, o Presidente, Gonçalo Byrne, e a Vice-Presidente do Conselho Directivo Nacional, Paula Santos.

O Senhor Ministro saudou Gonçalo Byrne e Paula Santos pelo mandato iniciado, manifestando a disponibilidade do ministério que tutela a Ordem dos Arquitectos para ouvir a Ordem nas matérias em que os arquitectos reclamam uma posição e participação, seja nas questões do ordenamento do território, da paisagem, do ambiente, da energia, da sustentabilidade ou da mobilidade.

Gonçalo Byrne reclamou uma participação activa dos arquitectos no planeamento, no desenho e na construção da recuperação económica sustentável do país, decorrente do Plano de Recuperação Económica e Social 2020-2030, e sublinhou a necessidade de reforçar a capacidade técnica dos arquitectos para responder aos objectivos e exigências que o Governo de Portugal e a Comissão Europeia definiram para os próximos anos.

A Ordem sublinhou que a Política Nacional de Arquitectura e Paisagem, aprovada em Conselho de Ministros em 2015, onde se reconhecem a Arquitectura e a Paisagem como expressão da identidade, história e cultura colectivas, com fortes implicações no desenvolvimento do País, e que não teve ainda medidas de implementação efectivas.

Foi ainda dada nota da intenção do Conselho Directivo Nacional de promover no curso deste mandato o Congresso dos Arquitectos dedicado ao tema do Ambiente e Alterações Climáticas.

Ficou acordada uma comunicação regular de aproximação da Ordem ao Ministério do Ambiente e da Acção Climática, havendo abertura para a realização de Protocolos entre ambos.


OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA