agenda
-
Dia Mundial da Arquitectura 2020
29.09.2020
O Mês da Arquitectura celebra-se em Outubro por ocasião do Dia Mundial da Arquitectura que este ano acontece a 5 de Outubro, sempre na primeira segunda-feira do mês. O tema é definido todos os anos pela UIA, sendo o mote de 2020 Toward a better urban future.


PRÓXIMO EVENTO

30 Out, 18h
Sessão de atribuição de título de Membro Honorário a Eduardo Lourenço

No âmbito das celebrações nacionais do Dia Mundial da Arquitectura, decidiu o Conselho Directivo Nacional distinguir o Professor Eduardo Lourenço, figura destacada da cultura portuguesa do nosso tempo, com a atribuição do título de Membro Honorário.

A obra do Professor Eduardo Lourenço, singular, inventiva, extensa, revela a cultura portuguesa de um modo encantatório, também nas nossas fragilidades e assombros. A arquitectura portuguesa ajudou a construir e a espacializar esse mundo, tantas vezes revelado nos seus ensaios. Esta distinção é uma forma dos arquitectos portugueses agradecerem ao Professor Eduardo Lourenço, a inspiração para compreender e defrontar as adversidades do nosso contexto, e também a serenidade e a elevação da sua personalidade que servem de exemplo para todos nós.

Gonçalo Byrne
Presidente do Conselho Directivo Nacional da Ordem dos Arquitectos


A Ordem tem como tradição outorgar, no quadro das celebrações nacionais do Dia Mundial da Arquitectura, o Estatuto de Membro Honorário a pessoas singulares ou colectivas em razão de importantes contribuições no âmbito dos objectivos estatutários da Ordem dos Arquitectos e do tema proposto pela União Internacional dos Arquitetos para o Dia Mundial da Arquitectura.


Transmissão em streaming através do Facebook, Youtube e em www.arquitectos.pt/membrohonorario/2020/.
Organização: Conselho Directivo Nacional


A cidade precisa de nós.

A pandemia obrigou-nos inesperadamente a estabelecer uma nova relação com a cidade. Ainda não sabemos qual vai ser. Muito do que dávamos por adquirido revelou-se afinal precioso e frágil. A própria cidade ficou em isolamento, em quarentena. E a cidade precisa de nós, cidadãos/arquitectos, senão transforma-se em ruína, passado. Estamos todos convocados para viver, pensar e projectar de novo a cidade que vem aí.

As regiões precisam de nós.

O nosso país tem uma diversidade que supera a sua dimensão. Essas diferenças, em diálogo, ou tensão, interior/litoral, norte/sul, continente/ilhas, traduzem um valor muitas vezes esquecido ou considerado apenas como o “resto” que é “paisagem”. O presente mandato da Ordem dos Arquitectos inaugura uma nova orgânica com a criação de sete novas Secções Regionais. São bem-vindas e representam um novo contexto regional e descentralizado para a OA que vem aí.

Nós precisamos de assobios.

O mote das comemorações do Dia Mundial da Arquitectura 2020 é uma fotografia de “assobios de barro”, de 1957, registada como sendo num moinho nos “arredores da Ericeira”, concelho de Mafra. Faz parte do extraordinário acervo do Inquérito à Arquitectura Regional Portuguesa que é propriedade da OA e pode ser consultado aqui.
Estes objectos, colocados nas velas dos moinhos, produziam um “assobio” que permitia ao moleiro estimar a intensidade do vento. O conjunto de actividades que aqui se divulga, organizadas pelo CDN e pelas Secções Regionais são, assim o propomos, os “assobios” necessários para ouvir o vento que vem aí.


PROGRAMA

PRÓXIMOS EVENTOS

30 Out, 15h
Exercício de Arquitectura, encerramento da segunda edição / Debate mensal
Antena TSF
Com o arquitecto Gonçalo Byrne, o professor e sociólogo Manuel Villaverde Cabral e o engenheiro Ávila e Sousa.
Segunda edição da parceria TSF e Ordem dos Arquitectos. Programa de reflexão e debate sobre temas da actualidade relacionados com a arquitectura.
Organização: Conselho Directivo Nacional

30 Out, 18h
Sessão de atribuição de título de Membro Honorário
Sede da Ordem dos Arquitectos
Travessa do Carvalho 23, Lisboa
Organização: Conselho Directivo Nacional

31 Out, 18h
Direcções J-A
Sede da OA SRN
Rua Álvares Cabral 144, Porto
Uma conversa entre os seus últimos editores: Paula Melâneo, Inês Moreira, André Tavares, José Adrião, Ricardo Carvalho e Ana Vaz Milheiro. Moderação por Jorge Figueira (OA).
Da divulgação, à reflexão disciplinar, à crítica, às questões da profissão, aos temas mais alargados de participação da arquitectura. Que direcções deve o JA assumir?
Oportunidade para uma exposição-venda de números antigos do J-A.
Debate presencial com transmissão em streaming através dos meios de divulgação OA SRN
Organização: Secção Regional do Norte

31 Out, 15h - SUSPENSO
Desafios da Arquitectura | Apresentação da equipa dos Órgãos Sociais da Secção Regional Centro da Ordem dos Arquitectos e do Plano de Actividades para 2021
Octógono Fundão, Antiga Praça Municipal
Rua dos Três Lagares 60, Fundão
Organização: Secção Regional do Centro


SUSPENSO
A Secção Regional do Centro da Ordem dos Arquitectos entendeu suspender a programação prevista para 31 de outubro na cidade do Fundão na sequência das restrições de circulação previstas para o período compreendido entre 30 de outubro e 3 de novembro, decretadas pelas autoridades nacionais.



EVENTOS PASSADOS

5 Out, 15h
Mobilidade e Sustentabilidade Urbana
Secção Regional Centro da Ordem dos Engenheiros
Rua Antero de Quental 107, Coimbra
São oradores o Eng.º Armando Silva Afonso, o Arq.º Carlos Reis Figueiredo, o Arq.º Carlos Antunes, a Eng.ª Ana Bastos e o Arq.º José António Bandeirinha.
Entrada livre, não sujeita a inscrição, limitada a 20 participantes (devido à situação decorrente da Pandemia de Covid-19 e do Plano de Contingência da Ordem dos Engenheiros)
Realização online através da plataforma Zoom, solicitamos a inscrição no evento através do email: centro.geral@ordemdosarquitectos.org
Organização: Secção Regional do Centro

5 Out
Nota de imprensa "O papel do arquitecto na sociedade" e apresentação do Prémio Regional da arquitectura
Organização: Secção Regional da Madeira

5 Out
Lançamento da página Instagram ordem.dos.arquitectos
Organização: Conselho Directivo Nacional
com a participação das sete secções regionais

8 Out
Inquérito aos Membros sobre o Incumprimento de prazos previstos no RJUE pelas autarquias
Organização: Secção Regional de Lisboa e Vale do Tejo

9, 16, 23 e 30 Out, 8h
Exercício de Arquitectura / Programa semanal
Antena TSF
Segunda edição da parceria TSF e Ordem dos Arquitectos. Nesta edição a OA convida Arquitectos portugueses para responder às perguntas e dúvidas colocadas por personalidades das várias áreas da cultura.
Organização: Conselho Directivo Nacional

10 Out, 18h
Desabitar a cidade?
Local a confirmar
Com Pedro Bismarck, Aitor Varea Oro, Jacinta Reis, André Fontes. Moderação de Bernardo Amaral.
A cidade desabitada habitou-se de turismo e desabitou-se de novo com o impacto da pandemia COVID-19. Pretende-se reposicionar o papel da arquitectura como participante dos processos de definição de políticas o que implica um posicionamento propositivo e do lado das decisões. De que forma o pode fazer?
Debate presencial com transmissão em streaming através dos meios de divulgação OASRN.
Organização: Secção Regional do Norte

10 Out, 17h-18h30
] ATLAS ABERTO [
Praça da República, Edifício Atlas , Aveiro
Outrora casa dos Arquitectos da Região de Aveiro, aí esteve sediado o Núcleo de Arquitectos de Aveiro (NAAV) até ao ano de 2019. O edifício Fernando Távora, após a sua recuperação, tomou o nome “Atlas”. A debate estarão temas sobre projecto, concepção, processo de obra e custos deste novo edifício.
Organização: Secção Regional do Centro

13 Out, 18h
Investigação, Academia e Municípios: Valorização da Profissão no Alentejo
Igreja do Salvador, Évora
Conferência com os arquitectos Ricardo Costa Agarez (vencedor da Bolsa ERC Starting Grant, com o projecto ReARQ.IB - "Built Environment Knowledge for Resilient, Sustainable Communities: Understanding Everyday Modern Architecture and Urban Design in the Iberian Peninsula (1939-1985)”), Pedro Brito (vencedor da 8ª.Edição do Prémio Académico Archiprix Portugal 2020 da Universidade de Évora) e Mesa Atelier (vencedores do concurso público promovido pela CM de Barrancos, assessorado pela OASRS para o projecto da Casa Mortuária de Barrancos). Moderação de Sofia Aleixo (docente no Departamento de Arquitectura da Universidade de Évora)
Para assistir à conferência deve aceder a partir dos canais facebook ou youtube da OASRALT.
Para participar e colocar questões, deve aceder ao portal zoom e voltar a assistir nos canais facebook ou youtube da OASRALT
https://zoom.us/j/98174210849?pwd=WGJubWJSeHBEWHpPVVh4OFpKQ0x6Zz09
ID da reunião: 981 7421 0849
Senha de acesso: 01259
Organização: Secção Regional do Alentejo

14 Out, 18h
HABITAÇÃO | Colóquio DMA, Habitação, Pandemia, Investigação
Helena Roseta apresenta projecto "Bairros Saudáveis" em conversa com Paula Santos (OA).
Transmissão em streaming através do canal Facebook e Youtube.
Organização: Conselho Directivo Nacional

17 Out, 18h
Paisagem e produção
Local a confirmar
Com Isabel Silva, Teresa Sá Marques, João Quintão, Álvaro Domingues. Moderação de Conceição Melo.
O caso específico da possibilidade de exploração de lítio na Serra d'Arga e o seu impacto sobre a paisagem põe em questão a intervenção que a arquitectura pode ter sobre as actividades económicas e sobre a importância da discussão interdisciplinar destas decisões numa perspectiva alargada no tempo. Debate presencial com transmissão em streaming através dos meios de divulgação OA SRN
Organização: Secção Regional do Norte

20 Out, 18h - ADIADA*
PANDEMIA | Colóquio DMA, Habitação, Pandemia, Investigação
Uma conversa entre Miguel Guimarães (Bastonário da Ordem dos Médicos) e Gonçalo Byrne (Presidente do Conselho Directivo Nacional) com moderação de António Henriques.
Transmissão em streaming através do canal Facebook e Youtube.
Organização: Conselho Directivo Nacional

23 Out, 18h
INVESTIGAÇÃO | Colóquio DMA, Habitação, Pandemia, Investigação
Com Patrícia Santos Pedrosa (UBI / W@ARCH.PT) Gonçalo Canto Moniz (CES / URBINAT) e Ricardo Agarez (UE / ERC). Moderação de Jorge Figueira (OA).
Transmissão em streaming através do canal Facebook e Youtube.Organização: Conselho Directivo Nacional

24 Out, 18h
Património desvanecente
Local a definir
Se podemos considerar que todo o património arquitectónico está num estado de alguma fragilidade e risco, o caso do património moderno é particularmente preocupante. De entre o património que vai desaparecendo aquele que nos é mais próximo no tempo aos nossos olhos desvanece.
Debate presencial com transmissão em streaming através dos meios de divulgação OA SRN
Organização: Secção Regional do Norte

27 Out, 22h - ADIADA
Debate LIVE no Instagram - Incumprimento de prazos previstos no RJUE pelas autarquias
com Helena Botelho, Sérgio Antunes e convidados a definir.
Organização: Secção Regional de Lisboa e Vale do Tejo



Organização
OA Cultura e Promoção

Jorge Figueira (responsável)
Ana Maio
Ricardo Paulino


O Dia Mundial da Arquitectura conta com o patrocínio AGEAS Seguros e ARQUIAbanca.



*Foi adiada, ainda sem data marcada, a sessão PANDEMIA, uma conversa com o Bastonário da Ordem dos Médicos e o Presidente da Ordem dos Arquitectos, integrada no Colóquio DMA, Habitação, Pandemia e Investigação. O adiamento da sessão surge na sequência da convocatória pelo Presidente da República para uma reunião urgente com agentes da saúde, impossibilitando a presença do Bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, na iniciativa.

OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA