notícias da OA
-
Dia das Acessibilidades 2020. Ordem dos Arquitectos participa na Palestra para Faculdades de Arquitectura
29.10.2020
A Ordem dos Arquitectos, representada pela Vice-Presidente do Conselho Directivo Nacional (CDN), Arq. Paula Santos, e pelo Presidente do Conselho Directivo Regional do Algarve, Arq. Luís Matos, participou no “Dia das Acessibilidades 2020” numa palestra de sensibilização especialmente dedicada aos estudantes de Arquitectura, que aconteceu, no dia 22 de Outubro, em directo no Facebook da Associação Salvador.

Depois de umas palavras de abertura, o embaixador da Associação Salvador convidou Paula Santos a dar início à sessão, introduzindo a temática, fundamental a uma arquitectura inclusiva e de cidadania.

A Vice-Presidente agradeceu o convite e dirigiu-se aos estudantes, sublinhando a absoluta necessidade de dar mais atenção à questão da acessibilidade no Ensino, junto dos futuros arquitectos, projectistas dos vários espaços onde todos vivemos e circulamos. São obrigações, das faculdades, incluir nos programas de ensino as regras básicas do respeito pela acessibilidade universal e, dos alunos, tomar consciência deste direito de cidadania.

A legislação sobre este assunto data de 2006 e deve ser ajustada. Verificou-se não ser suficiente e não agir retroactivamente. Fez-se notar a total ausência de acessibilidade em grande parte dos edifícios públicos e privados.

O Presidente do Conselho Directivo Regional do Algarve centrou o seu discurso na missão do arquitecto, a de desenvolver o seu exercício profissional em prol do bem-estar dos seus destinatários, salientando “os valores do compromisso, da criatividade, da sofisticação, da ética e do profissionalismo”, em projectos e soluções que sirvam todas as pessoas no imediato e também no futuro; os espaços e os edifícios devem ser vividos e experienciados por pessoas que, em qualquer momento da sua vida, podem ter de defrontar-se com a sua mobilidade condicionada.

Este é um dos compromissos do arquitecto para com a sociedade: muito para além das competências técnicas adquiridas através da formação académica, trabalhar a confiança e o respeito através de propostas inteligentes que vão ao encontro da contínua procura da qualidade de vida para todos.

A Ordem dos Arquitectos apresentou a sua disponibilidade para colaborar e desenvolver um trabalho conjunto com a Associação Salvador em qualquer actividade de sensibilização para a "acessibilidade para todos”.


OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA