notícias da OA
-
Paulo Santos
Eduardo Lourenço é Membro Honorário da Ordem dos Arquitectos
30.10.2020
No âmbito das celebrações nacionais do Dia Mundial da Arquitectura 2020, decidiu o Conselho Directivo Nacional distinguir o Professor Eduardo Lourenço, figura destacada da cultura portuguesa do nosso tempo, com a atribuição do título de Membro Honorário. A cerimónia contou com a presença do sobrinho do homenageado, António José Marques de Faria, e com apresentação de Alexandre Alves Costa.

"A obra do Professor Eduardo Lourenço, singular, inventiva, extensa, revela a cultura portuguesa de um modo encantatório, também nas nossas fragilidades e assombros. A arquitectura portuguesa ajudou a construir e a espacializar esse mundo, tantas vezes revelado nos seus ensaios. Esta distinção é uma forma dos arquitectos portugueses agradecerem ao Professor Eduardo Lourenço, a inspiração para compreender e defrontar as adversidades do nosso contexto, e também a serenidade e a elevação da sua personalidade que servem de exemplo para todos nós."

Gonçalo Byrne
Presidente do Conselho Directivo Nacional da Ordem dos Arquitectos


A Ordem tem como tradição outorgar, no quadro das celebrações nacionais do Dia Mundial da Arquitectura, o Estatuto de Membro Honorário a pessoas singulares ou colectivas em razão de importantes contribuições no âmbito dos objectivos estatutários da Ordem dos Arquitectos e do tema proposto pela União Internacional dos Arquitetos para o Dia Mundial da Arquitectura.


A cerimónia, que foi transmitida em streaming, pode ser visualizada aqui.

Aqui o vídeo do testemunho de Alexandre Alves Costa:



OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA