notícias da OA
-
Políticas de Habitação, a importância estratégica da Arquitectura
26.11.2020
A Secretária de Estado da Habitação, Marina Gonçalves, recebeu em audiência, a 24 de Novembro, o Presidente, Gonçalo Byrne, e a Vice-Presidente do Conselho Directivo Nacional, Paula Santos.

Gonçalo Byrne apresentou as linhas programáticas do mandato em curso, sublinhando a importância de colocar os arquitectos no planeamento, na discussão e intermediação das questões urbanas e de cidadania, como defendido pela Ordem dos Arquitectos no contributo apresentado ao Plano de Recuperação Económica e Social 2020-2030.

O Presidente apontou que a crise provocada pela pandemia veio agravar as condições da habitação em Portugal e revelar fragilidades no parque habitacional português. É por isso que, não obstante se encontrar numa situação de crise idêntica à de 2008, a Arquitectura tem de ter importância estratégica no desenvolvimento do país.

No final, Gonçalo Byrne, expressou a disponibilidade da Ordem dos Arquitectos para tomar parte activa nos modelos de gestão e realização de projectos, execução de obras, planeamento e distribuição territorial da habitação, em particular da habitação social e a custos controlados.

OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA