outras notícias
-
© Enric Vives-Rubio
Eduardo Lourenço (1923-2020)
01.12.2020
Professor, filósofo, escritor, crítico literário, ensaísta, interventor cívico, várias vezes galardoado e distinguido, Eduardo Lourenço, um dos pensadores mais proeminentes da cultura portuguesa, morreu hoje em Lisboa.

A Ordem dos Arquitectos, em nome dos arquitectos portugueses, despede-se do seu mais recente membro honorário com um “Obrigada”!

“Uma figura essencial” de Portugal, nas palavras do Presidente da República, partiu no dia da Restauração da Independência de Portugal.

No âmbito das celebrações nacionais do Dia Mundial da Arquitectura 2020, a 30 de Outubro último, o Conselho Directivo Nacional distinguiu o Professor Eduardo Lourenço com o título de Membro Honorário da Ordem dos Arquitectos.



Gonçalo Byrne fundamentou a outorga do título “numa obra singular, inventiva, extensa, que revela a cultura portuguesa de um modo encantatório, também nas nossas fragilidades e assombros. A arquitectura portuguesa ajudou a construir e a espacializar esse mundo, tantas vezes revelado nos seus ensaios. Esta distinção é uma forma dos arquitectos portugueses agradecerem ao Professor Eduardo Lourenço, a inspiração para compreender e defrontar as adversidades do nosso contexto, e também a serenidade e a elevação da sua personalidade que servem de exemplo para todos nós."

O primeiro-ministro anunciou luto nacional na quarta-feira, dia 2 de Dezembro.

Aos portugueses, à família e amigos, a Ordem dos Arquitectos endereça sentidos pêsames.

Fonte – Público, Pedro Rios e Lusa, 1 de Dezembro 2020



OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA