notícias da OA
-
Sessão de 5 de Março
10.03.2021
O Conselho Directivo Nacional (CDN) reuniu em plenário no passado dia 5 de Março.

Nesta sessão foi proposta uma acção concertada do CDN e dos Conselhos Directivos Regionais no âmbito do contributo da Ordem para o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) junto do Presidente da República, Primeiro-Ministro, Governo e municípios e deliberada, por unanimidade, a próxima realização de uma conferência europeia de políticas de arquitectura organizada pelo CDN e integrada na programação oficial da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia (PPUE).

Desde logo, destacamos a aprovação, por unanimidade, da proposta de designação do representante da Ordem dos Arquitectos no Conselho Nacional de Habitação, órgão de consulta do Governo no domínio da Política Nacional de Habitação, que será assegurada pelo Presidente tendo como suplente a Vice-presidente do CDN.

Foi ainda designado o representante do Conselho Directivo Nacional no júri do PNAM - Prémio Nacional de Arquitetura em Madeira de 2021, o Arquitecto Nuno Mateus.

Divulgamos a organização e promoção pelo CDN da próxima CEPA — Conferência Europeia de Políticas de Arquitectura, a realizar nos dias 8 e 9 de Junho, integrada na programação oficial da PPUE, sob o tema “Da Bauhaus à Nova Casa. Paisagens pós-Covid — From Bauhaus to the New House . Post-Covid Landscapes”, que decorrerá num modelo misto, presencial e streaming, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. Têm vindo a ser desenvolvidos contactos a nível governamental, com diversas entidades nacionais e com a Comissão Europeia.

Esta conferência internacional, alinhada com as prioridades e objectivos estabelecidos pela PPUE, pretende apresentar um contributo efectivo para a Política Nacional de Arquitetura e Paisagem bem como para a recuperação social, económica e cultural de Portugal e da União Europeia, no quadro da Renovation Wave Strategy, através de uma reflexão, tanto quanto possível, conducente a iniciativas concretas e desencadeada pelo desafio da construção de uma New European Bauhaus que a Ordem e o Presidente têm acompanhado com a melhor atenção.

Foi ainda apresentado o contributo da OA para o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) no âmbito da segunda consulta pública, no qual são sugeridas medidas concretas que possam suprir a ausência de investimento e de matérias consideradas essenciais, nomeadamente nas componentes cultural e do património arquitectónico e cultural, e comentadas as componentes das três dimensões do PRR que dizem respeito ao Território, à Paisagem, à Arquitectura e aos arquitectos.


OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA