provedor da arquitectura 2006-2011
-
© Luís Rocha
quem é o provedor
O Provedor da Arquitectura é, desde 2006, o arquitecto Francisco Silva Dias.
Nascido em Lisboa em 1930, tem um percurso profissional de quase meio século, marcado pela defesa do património edificado, do exercício da profissão e da cidadania.
Iniciou a actividade em Almada, no Gabinete de Urbanização da câmara local, em 1957, no mesmo ano em que recebeu o diploma de arquitecto da Escola Superior de Belas Artes de Lisboa. O seu trabalho final de curso versava sobre os "Aspectos do problema da Habitação em Portugal - Projecto de uma unidade de Habitação Colectiva", uma pesquisa que explorava já alguns dos seus interesses na área.
Em 1958 colaborou no Inquérito à Arquitectura Regional Portuguesa, realizado pelo Sindicato Nacional dos Arquitectos, e publicou os seus primeiros artigos na imprensa diária.
Dois anos mais tarde trabalhou no Gabinete Técnico de Habitação da Câmara Municipal de Lisboa e foi eleito, em 1963, para a direcção da Secção Regional do Sul do Sindicato Nacional dos Arquitectos, mas foi impedido de tomar posse pelo então Ministério das Corporações, por motivos políticos.
Em 1990 foi eleito Presidente da Associação dos Arquitectos Portugueses, cargo que desempenhou até 1992.
Francisco Silva Dias está também ligado ao ensino - primeiro no Curso de Arquitectura da Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, e depois na Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa - o que lhe permitiu acompanhar de perto a questão da formação da classe.
Durante toda a sua vida teve uma intervenção cívica activa, desempenhando o actualmente o cargo de membro da Assembleia Municipal de Lisboa.

OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA