outras oportunidades
Bolsa de Investigação
24.10.2011
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação [BI/07/2011-DINÂMIA/CET] no âmbito do projecto “Trajectórias Residenciais e Metropolização: continuidades e mudanças na Área Metropolitana de Lisboa” (PTDC/CS-SOC/102032/2008) do DINÂMIA/CET-IUL, financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC).

Área Científica: Estudos Urbanos/Sociologia Urbana

Requisitos de Admissão
Mestrado concluído na área das ciências sociais, preferencialmente com especialização em estudos urbanos e/ou território; domínio de metodologias quantitativas de análise de dados (descritiva e indutiva) e técnicas qualitativas (realização de entrevistas e análise de conteúdo).

São ainda factores adicionais na avaliação das candidaturas:
- conhecimento/interesse por técnicas de análise de dados longitudinais;
- propósito de seguir para doutoramento na área científica do projecto;
- domínio das línguas inglesa (escrita, leitura e conversação) e francesa (leitura);
- experiência de investigação, preferencialmente na área de Sociologia Urbana ou, eventualmente, em Sociologia da Família ou em projectos sobre questões do curso de vida.

Plano de Trabalhos
Participação nas várias etapas do projecto, das quais se destaca:
1. Monitorização, análise da informação constante no site http://www.trajectorias-residenciais.com/ e preparação dos conteúdos a introduzir no item “Sabia Que” do mesmo;
2. Tratamento e análise descritiva e indutiva dos dados recolhidos no âmbito de um inquérito por questionário já realizado na AML;
3. Preparação de reuniões de trabalho de equipa, nomeadamente com os consultores externos do projecto;
4. Redacção de 1 artigo/capítulo de livro centrado na análise dos resultados do inquérito;
5. Preparação de 1 ou 2 comunicações a apresentar em conferências nacionais e eventualmente internacionais em 2012;
6. Concepção do guião das entrevistas a realizar aos perfis seleccionados para aprofundamento após a análise dos dados do inquérito e realização das mesmas;
7. Preparação e participação com comunicação na conferência final.


Legislação e regulamentação aplicável
Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento da Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos 2010 (http://www.fct.mctes.pt/pt/apoios/formacao/ambitoprojectos) e regulamento de bolsas do DINÂMIA /CET-IUL.

Local de trabalho
O trabalho será desenvolvido no DINÂMIA/CET-IUL, sito no ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, sob a orientação científica da Professora Doutora Isabel Guerra e da Doutora Sandra Marques Pereira.

Duração da bolsa
A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em 15 de Novembro de 2011. Eventualmente renovável por mais 6 meses.

Valor do subsídio de manutenção mensal
O montante da bolsa corresponde a €980,00, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores).

Métodos de selecção
Os métodos de selecção a utilizar serão os seguintes: Avaliação Curricular de onde resulta uma pré-selecção dos candidatos submetidos a entrevista: 50%; Entrevista (após avaliação curricular): 50%.

Composição do Júri de Selecção
Prof. Doutora Isabel Guerra, DINÂMIA/CET-IUL (Presidente do Júri); Doutora Sandra Marques Pereira; DINÂMIA/CET-IUL; Prof. Doutora Ana Cristina Ferreira; DINÂMIA/CET-IUL; Prof. Doutora Teresa Costa Pinto, DINÂMIA/CET-IUL.

Forma de publicitação/notificação dos resultados
Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida afixada em local visível e público do DINÂMIA/CET-IUL e publicados no respectivo site, sendo o candidato aprovado notificado através de email.

Apresentação das candidaturas
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio da carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae e Certificado(s) de Habilitações.
A documentação deverá ser enviada para: dinamia@iscte.ptdinamia@iscte.pt

Prazo para apresentação de candidaturas – 31 de Outubro de 2011.

Mais informação disponível em http://dinamiacet.iscte.pt/

Subscrever E-Newsletter



 

TSF

JA

JA PDF

Newsletter JA

mais

 

VOLCALIS
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA