outras oportunidades
-
Se queres ir longe, vai acompanhado! Space4u - Cowork solidário
03.04.2012
A Fundação da Juventude e a Fundação São João de Deus criaram um espaço de Cowork, o “SPACE4U – COWORK SOLIDARIO”.

Em função dos actuais níveis de desemprego, principalmente no que concerne à camada mais jovem da população, o auto-emprego surge cada vez mais como uma alternativa real de integração no mercado de trabalho. Apesar disso, o auto-emprego não deixa de ser percepcionado com algum receio do sucesso e da eventual, mas muitas vezes inevitável, sensação de solidão.

O Cowork é a solução encontrada para contrariar esta tendência, na qual os coworkers passam a ser trabalhadores independentes, ligados entre si, através do espaço que partilham e dos projectos que inevitavelmente desenvolvem em conjunto.

Sensível a esta exigência dos tempos actuais, o “SPACE4U – COWORK SOLIDARIO” tem como objectivos criar um espaço solidário, potencialmente gerador de ideias e projetos que possam cooperar no sentido da criação do auto-emprego ou do crescimento sustentado daqueles que já desenvolvem a sua actividade profissional de forma independente.

O “SPACE4U - COWORK SOLIDARIO” visa acolher fundamentalmente iniciativas de auto emprego, segundo o perfil de coworker definido.

Sobre o perfil de coworker: serão admitidas as iniciativas de emprego, individuais ou colectivas, desde que constituídas formalmente, independentemente do seu grau de maturação empresarial.
Propomo-nos a facilitar o estabelecimento físico de iniciativas de empreendedorismo e inovação, por profissionais independentes ou microempresas, desde que a actividade desenvolvida seja compatível com os princípios e valores dos parceiros envolvidos, durante o período mínimo de 1 ano e até à sua independência técnica. O cowork é uma ferramenta de autonomização, ainda que seja, para utilizar em processos de re-autonomização empresarial.

O projecto, localizado em Lisboa (Avenida Júlio Dinis, 23 – Subloja, 1050-130 Lisboa; Campo Pequeno), proporciona um espaço pensado em função deste encontro de ideias, bem como pretende responder aos maiores desafios que um trabalhador independente, especialmente aquele que optou por ser a sua própria energia alternativa, encontra neste processo. E esses desafios serão colmatados pela existência no local de serviços de orientação e tutória, de criação de redes de negócio e promoção/divulgação dos serviços e produtos e pelo desenvolvimento de acções de formação e requalificação profissional.

Os resultados financeiros que possam existir, resultantes da boa gestão dos espaços, deverão, solidariamente ser aplicados em actividades e iniciativas sociais de cariz solidário.

As candidaturas estão abertas e o valor/mensal actual é de: 162,60€+ IVA:
* Curricula académico e profissional
* Inserção do projecto na filosofia que está subjacente
à lógica do cowork e da geração de projectos em
parceria
* Sua capacidade e contributo para o desenvolvimento
de actividades potencialmente geradoras de novas
profissões e produtos
* Sua contribuição para o desenvolvimento económico e
social da Região de Lisboa e Vale do Tejo.

As candidaturas feitas por um período de 1 ano, renovável.

Para mais informações, contactar a Fundação da Juventude
Av. Júlio Dinis 23 - 1.º Esq., 1050-130 Lisboa
tlm 924144793 // 918739769
lisboa@fjuventude.pt

Se queres ir rápido, vai sozinho. Se queres ir longe, vai acompanhado.


Documentos

OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA